Página Inicial
Bem-vindo
19 de Março de 2024, 07:23

RSS

Canal desse portal:

O que é RSS?

O RSS é um padrão derivado de uma linguagem de programação chamada XML que possibilita a distribuição rápida e organizada de conteúdos através da internet.

Um arquivo RSS é um arquivo simples de texto que apresenta as informações de forma organizada. Atualmente, várias publicações na internet já incorporam um serviço de envio de notícias através do RSS.

Para que serve?

Essa funcionalidade permite receber, em qualquer computador pessoal, notícias publicadas por sites que ofereçam o serviço de envio de notícias via RSS.O usuário pode assinar uma ou mais editorias - também chamadas de feeds - de um site para receber informações.

Seu leitor RSS vai verificar periodicamente se existem notícias atualizadas das editorias assinadas pelo usuário e lhe enviará um aviso, que consiste na exibição de uma lista de títulos noticiosos acompanhados de resumos de cada notícia.Ao clicar em um determinado título, o resumo da notícia é exibido. Se o usuário desejar continuar a leitura, há um link que leva para a notícia em seu contexto original.

Vantagens

  • As notícias de diversos sites são concentradas em uma só aplicação;
  • É um serviço automático e gratuito;
  • Não é mais necessário visitar vários sites para coletar notícias;
  • Recebe-se as notícias sem a necessidade de abrir o navegador;
  • Pode-se ler as informações mesmo não estando conectado à internet.

Como Utilizar?

Para poder ler um feed RSS é necessário possuir um leitor de feeds. Existem vários programas gratuitos que desempenham essa função.

É preciso entrar na seção de RSS do site desejado e então copiar o endereço do canal ou editoria que se deseja assinar (por exemplo, http://www.susepe.rs.gov.br/rss.php correspondente à Agência de Notícias) e acrescentá-lo no leitor de feeds através dos comandos Acrescentar, Add Feed ou Criar um feed, dependendo do programa escolhido.

SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários