Página Inicial
Bem-vindo
01 de Maio de 2024, 18:51
Atualização 26.07.2013 às 13:17
Publicação 26.07.2013 às 09:10
Presídio Central inaugura galeria adaptada para cadeirantes
Celas foram adaptadas principalmente para cadeirantes
Foto de Caroline Paiva

O Presídio Central de Porto Alegre (PCPA) reinaugurou nesta quinta-feira (25) a primeira galeria do pavilhão A, que foi reformada e recebeu adaptações para acolher presos portadores de necessidades especiais. Das 38 celas, quatro foram adaptadas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. 

A reforma toda foi feita com mão de obra prisional e custeada com a verba mensal do próprio presídio. Visando a acessibilidade, as celas passaram a possuir cadeira de rodas, rampas e apoiadores em madeira, além da pintura e melhorias na iluminação. 

Pintura nova na galeria inclui desenho da Bíblia
Pintura nova na galeria inclui desenho da Bíblia

No ato de inauguração, o diretor do PCPA, Tenente Coronel Osvaldo Luis Machado, ressaltou que a reforma das celas vai colaborar com a autonomia dos presos, possibilitando maior independência. "Como a galeria fica no andar térreo, eles não vão depender de outros apenados para ir ao pátio, por não precisarem subir e descer escadas. Também ficarão mais independentes para realizar sua higiene pessoal", destacou. 

Pelo fato de ficar afastada das demais galerias, esta deverá acomodar, além dos cadeirantes e portadores de necessidades especiais, os apenados com dependência química, inclusos no projeto Direito no Cárcere, e idosos. Conforme o Tenente Coronel Osvaldo Luis, a previsão para acomodação dos presos é até o final da próxima semana. 

Também foram lembrados os 18 anos de atividades da Força Tarefa da Brigada Militar no presídio. Autoridades da área da Segurança Pública estiveram presentes ao ato. 

Na ocasião, foram lembrados os 18 anos da Força Tarefa
Na ocasião, foram lembrados os 18 anos da Força Tarefa

 



Texto e fotos: Caroline Paiva
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários