Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 21:54
Publicação 05.08.2013 às 09:13
Egressos do sistema penitenciário farão palestras para professores
Jovens integrarão a equipe de palestrantes do projeto Papo Reto
Foto de Divulgação

A Coordenadoria da Juventude da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) firmou uma parceria com a Ong Central Única das Favelas (Cufa-RS) a fim de integrar a equipe de palestrantes do projeto Papo Reto. O objetivo é a prevenção ao uso de drogas, principalmente o crack, por meio de palestras para professores de escolas municipais. O convite para participar do projeto ocorreu graças ao programa MC's Para a Paz, que desde 2007 prepara jovens para o reingresso à sociedade. O  programa utiliza a cultura hip hop como ferramenta para a formação de multiplicadores de cidadania. 

O projeto pretende dar apoio aos professores para lidarem com a questão das drogas na escola. Com isso, uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, advogado, assistente social e dois egressos do sistema penitenciário é posta em ação. 

Participação de egressos 
Segundo a coordenadora da Juventude, Fernanda Bassani, a ideia de incluir egressos do sistema penitenciário reflete a visão da Cufa de que acadêmicos conhecem o problema parcialmente. "Aqueles que vivenciaram pessoalmente este drama e conhecem o esquema do tráfico de drogas podem trazer informações muito importantes", afirma. Foram selecionados os jovens que participam do projeto a longo prazo e se encontram, há pelo menos um ano, em liberdade. 

Os integrantes da equipe multidisciplinar, Mano Lenne e Rodrigo Ramos, já se encontram inseridos na sociedade através do mercado de trabalho, militância de causa e, principalmente, o afastamento do crime e das drogas. As palestras que eles ministrarão serão realizadas até o final de outubro nas escolas municipais da Capital. 

O suporte técnico do projeto é o livro "O Escudeiro da Luz em: os Zumbis da Pedra", lançado pelo jornalista e presidente da Cufa-RS, Manoel Soares, em parceria com o designer gráfico Marco Cena. A história faz um alerta às drogas, misturando realidade com fantasia. 

Além das palestras e do livro, o projeto entregará aos professores um documentário com depoimentos sobre o crack. Na última semana, a coordenadora da Juventude, Fernanda Bassani, se reuniu com Rodrigo Ramos e Mano Lenne parafazer entrevistas com a equipe da Cufa-RS. As gravações foram realizadas na sede da Coordenadoria da Juventude, em Porto Alegre, e em frente ao Presídio Central. 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários