Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 12:09
Atualização 04.10.2013 às 11:27
Publicação 03.10.2013 às 11:56
Apenados do semiaberto trabalham em construção de viaduto em Porto Alegre
Cada apenado receberá o valor de 75% do salário mínimo e terá o direito à remição
Foto de Divulgação

Apenados do regime semiaberto do Instituto Penal Irmão Miguel Dario (IPIMD), em Porto Alegre, começaram a trabalhar como serventes nesta semana na construção do viaduto localizado na Avenida Ipiranga com a Bento Gonçalves. A carga horária será de seis a oito horas diárias, respeitado o limite de 44 horas semanais, com direito a descanso nos domingos e feriados.

O trabalho no canteiro de obras foi viabilizado pro meio de um Protocolo de Ação Conjunta (Pac) firmado entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a empresa Consórcio Nova Bento.

Trabalho iniciou nesta semana
Trabalho iniciou nesta semana

Segundo a diretora do IPIMD, Simone Felix, os apenados passaram por uma seleção feita pela psicóloga da casa prisional, Adriana Sylla, que buscou trabalhadores com o perfil da empresa, bem como pessoas com experiência na construção civil. "A oportunidade de trabalho oferecida nos PACs possibilita, além da capacitação e da experiência laboral, vivências no mercado de trabalho que reaproximam os apenados da sociedade. É prioridade viabilizar o vínculo empregatício a fim de auxiliar os detentos no resgate de sua cidadania", comenta a diretora.

A empresa Consórcio Nova Bento ficará responsável pelo fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), bem como a orientação quanto ao seu uso. Cada apenado receberá o valor de 75% do salário mínimo e terá o direito à remição (a cada três dias de trabalho, diminui um da pena).

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários