Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 19:32
Atualização 07.10.2013 às 17:23
Publicação 07.10.2013 às 17:15
Surgem os primeiros módulos da Penitenciária Estadual de Canoas
Trabalho iniciou em julho e a previsão de entrega é para abril de 2014
Foto de Guilherme Engelke

A montagem dos primeiros monoblocos pré-moldados da Penitenciária Estadual de Canoas já tem cerca de 5% da obra realizada. O trabalho iniciou em julho, com a retirada dos eucaliptos e início da terraplanagem, e a previsão de conclusão total é para abril de 2014. Serão 393 vagas de regime fechado.

Obras iniciaram em julho
Obras iniciaram em julho

O investimento é de R$ 18 milhões com recursos do Governo do Estado, por meio de financiamento do BNDES. A obra servirá para desafogar o Presídio Central. Na mesma área, o Complexo Prisional de Canoas terá ainda mais 2.415 vagas, com valor orçado em R$ 98,7 milhões, também no sistema pré-moldado. Atualmente encontra-se em fase final de preparação do contrato, com previsão de conclusão para seis meses após a assinatura dos documentos.

Sistema pré-moldado

Este tipo de construção é inovador, usa a tecnologia de monoblocos com celas pré-prontas. Além da agilidade na construção - de seis a oito meses -, o sistema permite economia aos cofres públicos, pois é custa 20% mais barato do que as construções convencionais.

Galerias já estão sendo montadas
Galerias já estão sendo montadas

O custo de manutenção é menor, pois não há pintura nem cimento e o sistema de iluminação, ventilação e isolamento térmico são mais adequados. O modelo permite que o agente penitenciário abra e feche as celas de um corredor superior às galerias sem contato direto com os apenados. As janelas são feitas de policarbonato.

Cada cela acomodará oito camas
Cada cela acomodará oito camas

 

 

Texto: Marco Vieira
Fotos: Guilherme Engelke
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários