Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 05:47
Atualização 10.02.2015 às 15:47
Publicação 10.02.2015 às 15:29
Instituto Psiquiátrico Forense insere mais pacientes no projeto Jovem Aprendiz
Pacientes que cumprem medidas de segurança receberão qualificação para atuarem canteiros de obras
Foto de Jeniffer de Oliveira

O Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) promoveu, nesta terça-feira (10), a aula inaugural do curso “Apontador de Mão de Obra”, do Jovem Aprendiz, que visa qualificar os pacientes para atuarem nos canteiros de obras.

Nesta edição, as atividades compreendem realizar levantamentos e registros de construções. A iniciativa é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). A diretora do IPF, Adriana Feijó destacou a iniciativa como essencial na recuperação daqueles que cumprem medidas de segurança.

Inclusão Social

Além de assistirem aulas dinâmicas, os pacientes contratados receberão um auxílio de meio salário mínimo regional e terão sua carteira de trabalho assinada pela empresa Master. O curso vai durar cerca de 12 meses , iniciando no próximo dia 23.

As aulas serão ministradas pelos professores, a psicóloga Andrea Barreira e o historiador, Alexandre Vieira, que compartilharão seus conhecimentos com os 13 aprendizes. Para as assistentes sociais, Gabriela Monteiro e Rosane Lazarotto, do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, o projeto já apresenta resultados satisfatórios e é possível notar mudanças no comportamento e disciplina dos pacientes. “Estamos surpresas com o retorno positivo, ou seja, expectativas superadas”, reiterou Gabriela Monteiro.


Servidores responsáveis pelo andamento do projeto e parceiros

Participaram do ato, a diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Mara Minotto, representantes da Renapsi, representante do Instituto Máster, Fernando Barcellos, o juiz de Direito da Vara de Execuções de Porto Alegre, Luciano Losekann, representantes da Seduc, representantes do NEEJA Julieta Balestro, a corregedora geral da Susepe, Monica Pires, as turmas do programa Jovem Aprendiz e demais servidores.

 

Mais fotos desse evento na página oficial da Susepe no Facebook.

 

 

Texto e foto: Jeniffer de Oliveira
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários