Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 20:56
Atualização 06.11.2015 às 16:13
Publicação 26.10.2015 às 13:44
Arte e grafite renovam muros do Instituto Penal de Novo Hamburgo
Artistas se uniram em prol da revitalização dos muros do IPNH
Foto de Caroline Paiva

Sob o tema “Meio Ambiente”, mais de 40 artistas, dentre homens e mulheres, participaram da pintura e grafitagem dos muros do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH). A atividade ocorreu durante todo o sábado (24) e o domingo (25), oferecendo espaço para profissionais e amadores mostrarem sua arte.


Pintura e grafite fecharam um "L" em torno do presídio

A ideia partiu do grafiteiro, Paulo Cesar Vasconcelos, o Ice Graffitti, de 40 anos, que já havia participado da grafitagem de muros do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA). Segundo ele, que é morador de Novo Hamburgo, realizar a atividade no PCPA estimulou a vontade de pintar em sua cidade natal. “Fui até o presídio, fiz umas fotos do muro, e postei em meu Facebook, chamando outros grafiteiros”. Paulo Ice não imaginava o sucesso, mas a publicação ganhou mais de 130 curtidas em 15 minutos, além do apoio de artistas de todo o Estado.

Após a repercussão positiva, o grafiteiro buscou apoio nas Coordenadorias da Juventude (CJ) da Susepe e do município para formalizar o projeto. De acordo com a coordenadora da CJ da Susepe, Jaqueline Jesus, que viabilizou a ação, a atividade visa humanizar o presídio por meio da arte, e assim, instigar na comunidade um novo olhar. “Nosso próximo passo é implantar o projeto do muro para dentro. Para isso, buscaremos apoio nas Pastorais Carcerárias, Conselhos da Comunidade e Varas das Execuções Criminais do município”, contou.


Paulo Ice e a coordenadora da CJ da Susepe, Jaqueline Jesus

Na ocasião, um apenado do IPNH ajudou a fazer o fundo (pintura de primeira mão) dos muros, enquanto outro preparou os lanches para os artistas, na padaria do presídio. As tintas foram adquiridas pelos próprios grafiteiros e o trabalho realizado voluntariamente, por amor.

 

Comunidade

João Comerlatto Sobrinho, 72 anos, há 42 vizinho do IPNH, ficou maravilhado com a atividade. Para o morador, estava na hora de mudar e fazer algo novo. “Acho fantástico. Há tantos anos que a gente enxerga somente um paredão. A pintura renova, é um trabalho muito criativo”, comentou. João enfatizou, ainda, a melhoria na segurança da região, após a instalação das câmeras no IPNH.

Além dele, diversos outros moradores prestigiaram o evento, aplaudindo e, inclusive, ajudando financeiramente os artistas, que pretendem produzir um DVD. De acordo com Paulo Ice, o lançamento deverá ser no instituto, com a presença de agentes e detentos.

 

Artistas

Jaque Vieira, 39 anos, é residente em Guaíba e participou por conta própria do evento. A grafiteira, que trabalha no setor financeiro de uma empresa, ainda pretende cursar Artes Visuais para investir na arte de rua. “A gente faz por amor, na parceria”, comentou.


A artista e grafiteira, Jaque Vieira

O evento Collors 2015 teve o apoio do diretor do presídio, César Corrales, bem como as equipes técnica e de segurança da casa prisional, também do coordenador de Políticas para a Juventude de Novo Hamburgo, Lucas de Lima Castioni, Bleys Tintas, Da Chronic-Leco, e Companhia Municipal de Saneamento (Comusa).

 

Confira mais fotos deste evento em nosso Facebook oficial!

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários