Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 16:30
Atualização 09.06.2016 às 10:29
Publicação 07.06.2016 às 16:17
Mais de 60 apenadas se formam em curso de eletricista, pintura e artesanato
Momentos da formatura no Madre Pelletier
Foto de Janice Sant'Ana

Ao final da tarde de segunda-feira (06), no auditório da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, foi organizada uma cerimônia para receber, autoridades, amigos e familiares de 30 formandas do Projeto Sonho de Liberdade.

O curso de eletricidade básica, pintura predial e artesanato têm 140 horas/aula. No início eram 38 participantes, mas oito foram desligadas, e as demais foram divididas em duas turmas, manhã e tarde.

A capacitação tem aulas teóricas e práticas. Ao entrar na penitenciária já é possível notar a parte prática, pois grades e paredes foram restauradas pelas participantes do curso, oferecido pelo projeto "Sonho de Liberdade".

O Projeto Sonho de Liberdade, que está em sua 4ª edição, é promovido e executado pela Fundação Maçônica Educacional (FME), em parceria com o Instituto Viva Cidadania, e tem apoio da Susepe. Ele tem por objetivos proporcionar aos detentos do regime fechado uma qualificação profissional, buscando promover a sua reintegração social, por meio da educação, profissionalização, inclusão social, incentivo a autoestima e busca do resgate individual da cidadania, por meio da capacitação para atividades na área da construção civil e artesanato.

Segunda a coordenadora do projeto na FME, Rita Salabarry, as formandas souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi oferecida, e espera que quando retornarem a sociedade, agora com uma profissão, possam sustentar a si e a sua família sem precisar voltar ao mundo do crime.

A solenidade foi organizada pela coordenadora do projeto e a direção da penitenciária. As formandas tiveram entrada com música, padrinhos, orador, entrega de carteira e certificado, além de mais um brinde.

No discurso da oradora da turma da manhã, T. M., ela agradeceu a oportunidade e solicitou que mais cursos sejam oferecidos para que possam aprender cada vez mais e estarem prontas pra o mundo que as espera lá fora, disse ela. Já M.M, a segunda oradora, agradeceu e salientou que esta etapa estava concluída e que existirão muitas outras ao saírem da prisão.

Ao final da solenidade, Rita fez uma homenagem às "suas águias", como chama as participantes. Relembrou com fotos a trajetória desde o início até a conclusão do curso, fato este que emocionou as detentas, familiares e amigos que prestigiaram o evento.

 

Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba


Na terça-feira (07) foi a vez da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG) formar 32 apenadas, que também realizaram o curso de elétrica, artesanato e pintura predial, oferecido pela FME.

Segundo a diretora da PEFG, Adriana Gós, essa atividade propicia a valorização das apenadas enquanto ser humano. "É a concretização de sua dignidade, pois ao saírem em liberdade podem colaborar com a sociedade, obtendo uma nova perspectiva de vida através do trabalho", comentou.

Estavam presentes nas formaturas, a delegada da 9ª região, Elisane Lopes, também representantes do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, FME, FGTAS e ANABB, além do servidores das casas prisionais.

 

 

 

Janice Sant’Ana
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários