Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 15:58
Atualização 07.08.2017 às 13:53
Publicação 07.08.2017 às 13:47
Servidores de Santa Maria participam de curso sobre o PPCI
Os participantes do Curso de Brigadistas de Incêndio da Região Central
Foto de Divulgação

Iniciou nesta segunda-feira(7) na sala de eventos da Penitenciária Estadual de Santa Maria        (PESM), o curso de Brigadista de Incêndio, a qualificação possui carga horária total de 20 horas/aula  com  aulas teóricas e práticas.

O objetivo do curso é capacitar os servidores penitenciários para situações de prevenção e combate a incêndio, além de ser requisito necessário para aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndio nos Estabelecimentos Prisionais de Santa Maria.  

A qualificação é inédita visto que os participantes necessitam ter o Treinamento de Prevenção Contra Incêndio (TPCI) como pré requisito para participação no mesmo.

Os recursos para a execução do PPCI no Presídio Regional de Santa Maria assim como para a realização do curso foram provenientes da Vara de Execuções Criminais de Santa Maria.

Participam do curso servidores indicados pelos administradores dos estabelecimentos de Santa Maria, na maioria atuam como supervisores de turma, chefes de segurança ou que permanecem durante o maior número de dias dentro das casas prisionais, em razão de que em caso de necessidade deverão atuar imediatamente.

Para o Delegado Penitenciário Regional Anderson Prochnow, “o curso é de suma importância para o desempenho de nossas funções no dia a dia”, disse ele.

Anderson destacou ainda a necessidade de todos estarem preparados para sinistros deste tipo, pois infelizmente eles podem ocorrer e a realização deste treinamento teórico/prático objetiva capacitar o nosso pessoal para tal situação, acrescenta ele.

No total são 20 participantes, sendo 12 servidores da PESM, 06 do Presídio Regional de Santa Maria, 01 do Instituto Penal de Santa Maria e um da 2DPR.

O delegado ressaltou o apoio da VEC de Santa Maria e do Departamento de Engenharia Prisional, através da arquiteta Mariana Freitas, junto com a 2ª DPR que apresentaram o projeto para a Vara de Execuções do município objetivando a aprovação do PPCI no PRSM e o mesmo foi aprovado em sua totalidade.

O curso tem a duração de três dias e foi ministrado pelo técnico de segurança do Trabalho Jaime Alves, ao final os servidores participantes receberão certificado de conclusão.

 

Janice Sant’Ana

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários