Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 13:50
Publicação 10.04.2020 às 18:07
Reunião, em Caxias do Sul, discute parceria com prefeitura, na área da saúde prisional
Reunião observou todos os protocolos de prevenção sanitária
Foto de Divulgação

O secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, estiveram nessa quinta-feira, 9, em Caxias do Sul, para reunião com representantes da prefeitura local, tratando de parcerias na área da saúde, envolvendo o sistema prisional da região. Além de Seapen e Susepe, o encontro contou com participação das Secretarias da Gestão, Saúde e Segurança Pública. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Flavio Cassina e pelo vice, Édio Frizzo, em agenda que seguiu todos os protocolos recomendados para eventos presenciais, em tempos de pandemia, como o uso de máscaras e a higienização das mãos e objetos.

A prefeitura de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde estão comprometidos com a implantação da Unidade Básica de Saúde Prisional, do Presídio Regional de Caxias do Sul – PRCS, para um total de quase 500 pessoas presas. A equipe está formada e deverá ser regulamentada em breve, com o apoio do Ministério da Saúde. Ela contará com atendimentos por médico Clínico, de Enfermagem, Odontológico e por Psiquiatra, tanto para a PRCS, como para o Apanhador (PECS), todos com carga horária de 20 horas semanais.

Ainda faltam alguns insumos permanentes para aquisição, como por exemplo o Consultório Odontológico, que estão em processo licitatório. No entanto, o Poder Judiciário se colocou à disposição para auxiliar na aquisição dos itens mais difíceis. Em breve, haverá produção de máscaras, junto à PRCS, através de trabalho prisional, com a utilização de quatro máquinas de costura e o envolvimento de até 12 apenados.

Durante o encontro, o secretário Faccioli destacou a boa articulação da Delegacia Regional e das Direções das Casas, acrescentando que “o estabelecimento de parcerias com as prefeituras, a exemplo do que vem ocorrendo em vários municípios do interior do Estado, em diversas áreas, é a melhor alternativa para superar as eventuais carências de recursos materiais e humanos, nesse momento de crise”. O superintendente Cesar da Veiga também agradeceu o apoio que a Susepe vem recebendo de prefeituras municipais de muitas cidades gaúchas, onde existem estabelecimentos prisionais. “Esse é mais um exemplo do quanto a sociedade pode ganhar, quando os administradores públicos unem esforços para encontrar soluções compartilhadas”, afirmou.

Participaram da reunião, ainda, pela Susepe, o delegado regional, Marcos Ariovaldo Spenst, além de Tadeu S. Zampiron, do DTP, Avilar Lafortune Avila e Jean Fábio de Freitas Ramos; pela Segurança Pública, Junior Larrat; pela Gestão, Paulo Dahmer; e, pela Secretaria da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro e Tatiane M. Fiorio, pela 5ª CRS.

Antônio Bavaresco

Asscom/Seapen

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários