Página Inicial
Bem-vindo
06 de Maio de 2024, 02:03
Publicação 03.11.2020 às 15:35
Seapen e Susepe encerram ações da Campanha do Outubro Rosa nas casas prisionais e parabenizam todas as iniciativas
Diretora substituta da Pear, Michele, que palestrou no Outubro Rosa, faz tratamento contra um câncer
Foto de Divulgação Susepe

 

A diretora substituta da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos, Michele Gaudiosa Martins Cunda, que também é integrante do Grupo Mama Toque de Butiá , foi palestrante em evento que abordou a importância do conscientização e prevenção da doença, no último dia 22.10. 

Durante a programação, Michele  relatou um pouco de sua experiência no tratamento do câncer de mama bem como falou dos efeitos da quimioterapia, tando no aspecto físico, como no emocional e social.

"Quando eu descobri a doença, eu não conseguia nem mencionar a expressão "câncer". A cura não é impossível para quem tem fé, e espero poder contribuir com informaçães para quem enfrenta está doença".

Michele exibiu slides sobre o tema, inclusive o momento em que precisou raspar a cabeça para os procedimentos do tratamento.

A ação contou com a participação de representante da Secretaria de Saúde de Arroio dos Ratos, que falou sobre os encaminhamentos de atendimento pelo SUS nos diagnósticos de câncer de mama.

Participam ainda a diretora do Departamento Administrativo da Susepe, Liciane Mota, Conselho da Comunidade, Grupo Mama Toque de Butiá, e servidoras penitenciárias da casa prisional e de outras unidades.

O diretor da casa prisional, José Giovani Rodrigues de Souza, deu boas-vindas aos participantes e reiterou a importância de falar sobre o assunto.

 

1º DPR 

A Comissão interna de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário ( CISSSPEN/ Osório) promoveu uma roda de conversa entre as servidoras da Susepe, NEEJA prisional e Unidade Básica de saúde prisional. A intenção foi compartilhar vivências e promover um espaço de cuidado ao coletivo feminino, principalmente quanto a saúde mental, em tempos de pandemia. Para além dos cuidados com a saúde física, este momento atípico que estamos vivendo requer um acolhimento maior quanto ao que emerge emocionalmente por conta dessa nova forma de viver.  


 

 

9ª DPR

 

 Charqueadas

 

Foi realizada uma gincana denominada " gincana rosa" onde os participantes puderam por meio de atividades lúdicas reiterar a importância sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama.

Durante a semana foram realizadas rodas de conversa sobre mitos e verdades relacionadas ao tema, bem como atividades de vivência afetiva dos servidores com seus familiares.
No encerramento da gincana os servidores receberam um mimo que foi gentilmente doado pela CPA e o coffe break foi ofertado pela PEAR. O delegado penitenciário da 9ª DPR, Paulo Pires, parabeniza todos os colegas pelo empenho e dedicação e ressalta a importância desses eventos que nos alertam a uma maior compreensão e empatia sobre o tema.
A coordenadora tecnica e organizadora da gincana, Lisiane Jeremias destaca que a atividade lúdica permite que possamos criar no ambiente de trabalho um clima saudável e harmonioso para falar de um assunto, que para muitos, é desafiador e complexo.

PEAR

 

Foi realizada no dia 21/10/2020 uma atividade alusiva ao Outubro Rosa - Prevenção ao câncer de mama - com os custodiados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos que exercem atividade laboral na Oficina de Máscaras Respiratórias e na Fábrica de Colchões Stardream, totalizando 31 participantes.

A atividade foi uma gincana e teve como objetivo fomentar a discussão sobre o tema, assim como oportunizar um momento de reflexão aos membros das equipes.

Esta ação foi organizada pela equipe técnica da PEAR, Vanessa Vieira (psicóloga), Deise Rosa (assistente social) e contou com o apoio da psicóloga e coordenadora técnica da 9ªDPR, Lisiane Jeremias.

Nas discussões alguns participantes mencionaram sobre câncer de mama em familiares, a importância do homem ser rede de apoio para a mulher, demonstrando assim o quanto estavam engajados na causa.

 

10ª DPR

Divisão de Segurança e Escolta (DSE)


 

 

Servidoras e servidores do DSE aderem à Campanha do Outubro Rosa, usam máscaras e camisetas na cor rosa, para a conscientização do exame contra o câncer de mama.

Na quarta-feira (21), a direção do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier (PEFMP) organizou, com o apoio da Unidade Básica de Saúde do estabelecimento prisional, através da participação da enfermeira Carla Barroca e da técnica em enfermagem Karina, palestras de prevenção ao câncer de mama e preventivo de cólon de útero às apenadas. 

As atividades trabalharam a importância do autoexame, em referência à campanha Outubro Rosa, nome que remete a cor do laço, que é o símbolo internacional na luta e na prevenção do câncer de mama.
A atividade é um reforço naquilo que já é usual no PEFMP, a prevenção e o exame rotineiro realizados pela UBS em todas as pessoas presas da instituição prisional.

 



Nesta segunda-feira (05), aconteceu, na Unidade Básica de Saúde Bananeiras (UBS), a abertura da programação alusiva ao  Outubro Rosa no Instituto Penal Feminino de Porto Alegre (IPFPOA), que procura conscientizar as apenadas sobre a prevenção ao câncer. A ação tem o objetivo de levar informação e estimular as mulheres a se prevenirem contra o câncer de colo uterino, alertando para os principais sinais e sintomas da doença.

Na ocasião, as custodiadas foram informadas de que seria disponibilizado a elas a possibilidade de fazerem o exame preventivo de colo de útero e mama. Ao comentar sobre a importância de tal procedimento, a enfermeira Elen Castro, afirmou: "É um exame tão rápido e que pode salvar uma vida”.

 

 

Segundo a diretora do IPFPOA, Luciane Ribeiro da Silva, a campanha, que envolve outras ações durante o mês, na casa prisional, tem na atividade o seu ponto central, já que “O exame de prevenção é de vital importância para descobrir alguma alteração ou lesão que possa caracterizar câncer. Ainda hoje, muitas mulheres não gostam de fazer esse exame, por conta do método invasivo ou até mesmo por vergonha. Percebemos que, realmente, falta orientação, para que a mulher possa estar ciente da gravidade que é o câncer de colo uterino, um dos tipos de câncer que mais matam”.

 

Foi realizada dia 16 uma palestra e roda de conversa referente ao Outubro Rosa.  A parceria foi entre a Direção, Segurança e Setor Técnico da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba com a Unidade Básica de Saúde e  a Secretaria Municipal de Saúde. A atividade foi realizada com as Promotoras de Saúde e apenadas da Cozinha Administrativa. A Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero são importantes temas a serem abordados as mulheres privadas de liberdade, contextualizados a temática de gênero e sexualidade.
Na oportunidade, foram entregue máscaras rosas a todas as servidoras e apenadas. A enfermeira, Tatiane Sinta Melo, da Secretaria Municipal da Saúde de Guaiba, participou da ação.

 

IPF

As enfermeiras Jeane Dal Molin e Roslaine Amaral promoveram ações para as pacientes do Instituto Psquiátrico Forense (IPF), realizando exame físico das mamas, coleta de citopatológico (exame diagnóstico de CA de colo de útero), exames laboratoriais pertinentes à saúde da mulher e piquenique. Segundo a enfermeira Jeane, coordenadora de enfermagem, a ações além de promoverem a prevenção à comorbidades, traz relevante vínculo entre pacientes e equipe de enfermagem.”


2ª DPR 



A enfermeira e mestranda da UFN Sheila Dorneles ensinou para as presas do PRSM o auto-exame de mama e aproveitou para tirar dúvidas. Por decorrência da não aglomeração, foi realizado um momento com as representantes de cada espaço (Gal A e B, cozinha geral e administrativa) e um segundo momento com as costureiras, para que assim elas também possam reproduzir com as outras companheiras de cela.
A organização foi realizada pela Direção, ASD e corpo técnico.
A importância de falar sobre o auto-exame se faz necessário uma vez que o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres, bem como, é o que mais tem índice de morte.

 

 

3ª DPR


O Presídio Estadual de Santa Rosa já confeccionou mais de 22 mil máscaras para uso na casa prisional, doação para outros presídios e para entidades beneficentes da cidade. Este mês as apenadas fizeram máscaras rosas para a campanha do Outubro Rosa e, mês que vem, farão azuis para aderirem a campanha do Novembro Azul. Oito mulheres estão confeccionando as máscaras e aprenderam uma nova profissão, com isto, quando saírem do sistema priosional, podem, através deste ensinamento, tentar uma nova vida.

 

O Presidio Estadual de Cruz Alta, fazendo menção ao outubro rosa, realizou juntamente com apoio da Igreja Universal, através do pastor Venino Aragão de  Souza, a entrega de kits de higiene, mascaras e livros para 16 apenadas. Na oportunidade foi passada informações sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, sua prevenção, possíveis sinais e sintomas.

 

 

7º DPR

No mês de Outubro o Presidio Regional de Caxias do Sul, por meio do Projeto Costurando Vidas contou com duas mulheres presas na confecção de mascaras rosas, as quais foram entregues à servidoras da Região e no próprio presidio. O projeto confeccionou 500 mascaras que foram distribuídas em algumas casas e  entregues na 7 Delegacia Penitenciária  juntamente com a fita rosa e uma mensagem alusiva a prevenção do câncer de mama. O objetivo é trazer a reflexão a todas as mulheres servidoras e apenadas.Outubro Rosa - Amor próprio começa nos detalhes. Cuidar-se é a melhor maneira de se amar e ser feliz! Porque algumas lutas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas. Previna-se!O projeto tem o apoio da Diretora Alexsandra Viecelli, sendo responsável a Psicóloga Katheliz de Andrade. 

 

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários