Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 12:13
Atualização 24.12.2020 às 19:04
Publicação 24.12.2020 às 18:00
Governador Eduardo Leite entrega oficialmente 30 veículos para uso do Sistema Prisional Gaúcho
Cerimônia foi realizada na última quarta-feira (23), com a presença do secretário Cesar Faccioli e o superintendente Cesar da Veiga
Foto de Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

 

O governador Eduardo Leite fez a entrega simbólica, na úlitma quarta-feira, 23, ao sistema prisional do RS (Seapen e Susepe), de 30 veículos (furgões e ônibus adaptados para o sistema penitenciário) doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ao todo, 15 estados brasileiros receberam doações do Depen, sendo que o Rio Grande do Sul foi o que recebeu o maior número de unidades. Acompanharam o ato o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga.

"A gente está aqui nesse dia, ao lado do vice-governador, Ranolfo, do nosso secretário Faccioli, no mês em que a Susepe completa 52 anos de existência. E os serviços penitenciários são parte integrante da estratégia de segurança pública. Os nossos agentes penitenciários são fundamentais ao sistema. Eles não estão nas ruas, com a visibilidade que tem as nossas forças policiais, mas fazem, dentro das unidades prisionais, um trabalho inestimável, dentro da nossa estratégia", afirmou o governador Eduardo Leite.

 

Imagem dos furgões

Furgões e ônibus foram entregues oficialmente na manhã desta quarta-feira - Foto: Breno Serafini/Asscom Seapen/ Susepe

O secretário Cesar Faccioli lembrou a importância histórica do momento de transição da Susepe para Polícia Penal. "É preciso destacar a prioridade que o governo do Estado dá à Segurança Pública, nela incluída a gestão penitenciária e que, nesse recorte, nossos servidores penitenciários tenham as melhores condições possíveis de trabalho para entregar uma prestação de serviço cada vez melhor à sociedade gaúcha", ressaltou o titular da Seapen. Ele agradeceu ainda a parceria do Depen, que viabilizou essa importante entrega. 

Já o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, disse sentir-se honrado por representar a instituição nesse momento histórico e agradeceu "o empenho do secretário Faccioli junto ao Depen, para garantir ao sistema prisional do Rio Grande do Sul a maior fatia das doações. E a minha mensagem também de valorização do servidor penitenciário, que opera o sistema com competência e dedicação", disse. 

Os ônibus possuem capacidade para 28 internos, dois compartimentos de cela, são equipados com sistema de CFTV, sistema de sinalização acústica e visual, além de adaptações no compartimento de escolta, permitindo melhor posicionamento dos policiais penais e melhor acompanhamento dos deslocamentos. Além disso, possuem capacidade de transitar em vários terrenos, como em áreas rurais, o que possibilita a sua adoção em todas as regiões brasileiras.

O lote entregue hoje, com 30 unidades, é apenas o primeiro de um total de 80 veículos que serão destinados ao Estado, após uma bem-sucedida negociação da Seapen junto ao Depen. Foram entregues 102 furgões e 50 ônibus que atendem às resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Segurança Pública (CNPCP) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em 2020, o Depen investiu R$ 106 milhões, em veículos para transporte de presos, contribuindo para o aparelhamento das unidades federativas. 

ANTÔNIO BAVARESCO/ASSCOM SEAPEN

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários