Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 18:53
Publicação 05.04.2021 às 17:06
Penitenciária de Arroio dos Ratos realiza ação social alusiva à Páscoa
Páscoa e inclusão social
Foto de Susepe

 

Desta vez, a equipe da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR) realizou a doação de 200 kits contendo guloseimas a três instituições. A ideia surgiu a partir de convites da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município, para que apenados da Oficina de Capacitação e Costura do Projeto de inclusão social Novos Horizontes colaborassem com a confecção de sacolinhas de TNT para embalagem de produtos a serem distribuídos na data pascoal.

Além disso, a casa prisional buscou junto a parceiros a doação de doces, os quais foram acondicionados nas embalagens, na confecção de um mimo. Foram 70 unidades entregues ao CRAS, 90 unidades à APAE e 40 unidades à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

 

 

Para a direção da PEAR, atitudes como essa são uma demonstração de solidariedade por parte de todos os participantes, tanto de servidores que se dispuseram a acompanhar o processo, quanto dos apenados que compõem a oficina de capacitação e costura, que fizeram questão de produzir e preparar o presente de Páscoa, destinado às crianças assistidas pelos órgãos do Município.

A APAE, através de sua Presidente, Maria Carolina Lopes, agradeceu ao gesto que somou-se à campanha de Páscoa e permitiu contemplar 90 pessoas cadastradas na instituição, referindo que a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos é parceira em diversos momentos de auxílio ao próximo.
Já Ana Azzi, Coordenadora do CRAS, disse ter sido uma enorme satisfação poder contar com a parceria da PEAR e participar no momento de preparar os brindes.

"O sentimento é de que é possível se fazer mais com a união de todos". A SMEC publicou agradecimento por ter recebido os produtos, possibilitando destinar algo para a Páscoa dos alunos que participam de programas educacionais da Escola Municipal de Educação Infantil Recanto do Saber, a qual funciona junto à ONG Ebenézer. Rogério Colovini, Secretário da SMEC, fez questão de mencionar a alegria em ter iniciado este ano a busca pela colaboração da PEAR, a exemplo do projeto Máscaras na Escola — de mãos dadas contra a Covid, que possibilitará a distribuição de cerca de 5.000 máscaras respiratórias a crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino, produzidas pela Oficina de Costura da Penitenciária.

 

 

Segundo José Giovani Rodrigues de Souza, Administrador da PEAR, em meio a pandemia os desafios são muitos, mas não são impeditivos para a criatividade e o exercício de inclusão social da pessoa presa, mencionando que todas as ações desse cunho, principalmente as que envolvem os diversos meios que compõem a comunidade, tem o objetivo de promover a socialização e cidadania dos detentos participantes. Reiterou ainda a especial dedicação de todos os servidores do estabelecimento, que, mesmo diante do cenário atual, têm demonstrado o compromisso com a missão da Seapen e da Susepe.

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários