Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 06:50
Publicação 26.10.2021 às 16:08
Presídio de Sobradinho une sustentabilidade e aproveitamento de resíduos em horta
Horta do Presídio de Sobradinho produz hortaliças para entidades assistenciais
Foto de Divulgação SJSPS

Na última quinta-feira (21), o Presídio Estadual de Sobradinho começou a utilizar o material produzido em uma composteira da casa prisional, que será destinado para a produção das hortaliças. 

 

A composteira foi um projeto desenvolvido em parceria com a Emater/Ascar de Sobradinho, sob orientação do responsável, Rotieri Guarienti, e da extencionista Maiquieli Roso. Em atividade que durou seis meses, a execução contou com utilização de mão de obra prisional. Os privados de liberdade que trabalham nos cultivos são recolhidos do regime fechado e possuem autorização judicial para a atividade laboral, com vigilância de servidores do local.

 

Complementarmente a isso, também foi construído um minhocário, onde são distribuídos os resíduos orgânicos pré-selecionados conforme o tipo de compostagem. 

 

Para viabilizar a execução do projeto, foi realizada uma análise do solo do espaço destinado à horta, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - Campus Sobradinho, quando se constatou a necessidade de reposição de calcário. A empresa Edem, localizada no município, colaborou com o projeto, doando uma tonelada do produto. 

 

Segundo a diretora da unidade prisional, Giselda Cezar, “as parcerias são muito importantes para validar projetos como este. E quanto mais envolverem diferentes setores da sociedade mais tendem a ser positivas e a alcançar o sucesso".

 

A produção dos cultivos da horta é destinada a organizações não governamentais e a entidades sociais do Município, além de servir de complemento à alimentação dos servidores e apenados.

Imprensa Susepe

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários