Página Inicial
Bem-vindo
02 de Maio de 2024, 03:36
Atualização 24.11.2021 às 19:14
Publicação 24.11.2021 às 17:49
Novos servidores da Susepe iniciam curso de formação da Escola do Serviço Penitenciário
Superintendente, José Giovani Rodrigues de Souza, particiou da recepção aos alunos servidores
Foto de Divulgação Susepe

Nesta quarta-feira (24), foi iniciado o curso de formação da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) para os novos servidores da Susepe. Participaram os 362 agentes penitenciários e os 54 agentes penitenciários administrativos que formalizaram a posse nesta semana.


A recepção aos alunos servidores, transmitida no canal do YouTube da ESP, contou com a participação do diretor da Escola, Eberson Trindade, do secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild, da superintendente adjunta da Susepe, Michele Cunda, e do superintendente, José Giovani Rodrigues de Souza.


O diretor Eberson destacou que a ESP trouxe de volta à formação penitenciária algumas disciplinas que não constam na maioria dos estados brasileiros, mas que foram consideradas importantes para a qualificação dos servidores, como a área da gestão. “Acreditamos que, pela qualificação da gestão, atingiremos um patamar ainda mais elevado de todo o sistema, de utilização do nosso quadro funcional e de todos os recursos que o Governo do Estado tem se empenhado em disponibilizar para que possamos dispor em nossas atividades”, ressaltou.


O curso ocorre em conformidade com a matriz curricular do Departamento Penitenciário Nacional e com as diretrizes da política penitenciária do RS. As 30 disciplinas oferecidas na formação são distribuídas nos eixos de gestão penitenciária, de fundamentos da prisão e da pena e de rotinas e procedimentos do sistema prisional.


A superintendente adjunta Michele Cunda abordou a importância da capacitação para qualificar os novos servidores penitenciários e o papel de todos no fortalecimento da instituição. “Estamos ansiosos para tê-los trabalhando ao nosso lado, efetivamente exercendo a função”, disse ela.


Em relação ao trabalho realizado pela SJSPS e pela Susepe para garantir o aperfeiçoamento do sistema prisional, o superintendente Giovani ressaltou também o apoio recebido do Governo do RS, “por ter aceitado as proposições da Secretaria e da Susepe e por ter entendido a necessidade do aprimoramento, da qualificação e da melhoria do quantitativo dos servidores, para, assim, entregar um sistema melhor”.


O secretário Hauschild disse que os servidores terão uma formação voltada à questão das políticas de direitos humanos, “que é um tema cada vez mais presente, na medida em que a sociedade nos exige o respeito à dignidade, à diversidade, às diferenças no contexto social, e isso não é diferente dentro do sistema prisional”.


Além disso, ele salientou a importância de garantir o efetivo cumprimento da pena e a efetividade do trabalho do tratamento penal. “Toda pessoa privada de liberdade em algum momento vai voltar para o convívio social e vai ser reinserida na sociedade. O que cabe a nós, enquanto sistema penal, é garantir que essas pessoas retornem melhores do que quando chegaram. Esse é um trabalho importantíssimo que temos que desenvolver”, enfatizou Hauschild.


A formação tem previsão de término em 25 de fevereiro de 2022. Somente após o curso de formação, conforme as notas dos alunos e a necessidade estrutural da Susepe, serão divulgados os locais onde os novos servidores irão atuar. No momento, está em tramitação também a chamada complementar de 130 servidores, que irão completar o número de 546 nomeados, conforme anúncio realizado pelo governo do RS em setembro.


O evento marcou o início do 32º curso de formação de agente penitenciário (8ª edição) e do 4º curso de formação de agente penitenciário administrativo (9ª edição).



Imprensa Susepe



Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários