Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 23:03
Atualização 29.11.2022 às 15:56
Publicação 29.11.2022 às 14:54
Susepe promove curso de escolta para agentes penitenciárias femininas
Abertura do curso de escolta para agentes penitenciárias femininas
Foto de Rodrigo Borba

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), promove, nesta terça (29) e quarta-feira (30), o Curso de Escolta para Agentes Penitenciárias Femininas. A iniciativa visa atender ao Plano Estadual de Atenção às Mulheres Presas e Egressas do Sistema Prisional, elaborado a partir de diretrizes da política nacional voltada a este público. O treinamento ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Idealizado pela Escola do Serviço Penitenciário e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal da Susepe (DSEP), o conteúdo programático contempla as fases de planejamento e execução, os modos de execução e demais procedimentos pertinentes à escolta.

Entre os temas abordados de forma prática estão: planejamento pré e pós escolta; análise do trajeto; manobras de proteção da viatura; posição dos escoltantes antes, durante e após audiências. Com relação à parte teórica, são destaques os princípios da legalidade, da necessidade e da proporcionalidade referente às operações.

As instrutoras do curso também são mulheres, as agentes penitenciárias Camila Thiesen Rigon, Maiara Paulon Teixeira, Paula Finamor Velasquez, Rafaelle Taisa De Assis Fernandes, Samara Segatto Rosa e Taise Lemos.



A diretora do Departamento de Políticas Penais da SJSPS, Débora Ferreira, destacou a importância de atividades como essa, voltadas ao público feminino no sistema prisional, serem cada vez mais frequentes. “A ideia é que este seja o primeiro de muitos cursos. A Secretaria está atenta e comprometida à temática das mulheres. Estamos trabalhando, fortemente, para que tenhamos uma instituição mais inclusiva, com mais equidade de gênero e menos sexista”, afirmou.

Representando a Susepe, a técnica superior penitenciária Tatiana Firckel ressaltou como objetivo da qualificação um olhar diferenciado para as mulheres no sistema prisional, com relação às servidoras e também às apenadas. “A mulher quando é presa acaba penalizada duas vezes, uma pelo crime cometido e outra por ser mulher”, refletiu.

O vice-diretor da ESP, Lucas Mello, também salientou a relevância do treinamento específico para as agentes penitenciárias femininas. “Nós, da ESP, em conjunto com o DSEP, nos sentimos orgulhosos de conseguir colocar em prática este curso tão importante e necessário. Espero que vocês aprendam muito e disseminem o conhecimento adquirido”, frisou.

Texto: Rodrigo Borba/Ascom Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários