Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 15:59
Atualização 01.12.2022 às 18:51
Publicação 01.12.2022 às 17:41
Susepe promove Curso de Formação em Cinotecnia e Emprego Prisional
Capacitação conta com a presença de 30 agentes penitenciários
Foto de Divulgação Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), promove, a partir desta quinta-feira (01), o Curso de Formação em Cinotecnia e Emprego Prisional (CFCEP), na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos. A capacitação no conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados à criação, manejo e treinamento de cães conta com uma turma de 30 agentes penitenciários e segue até o próximo dia 22.

 

 

O  agente penitenciário cinotécnico é requerido para o emprego de sua especialização técnica em resposta às adversidades relacionadas à ordem e à disciplina nos estabelecimentos penais. Durante o curso, serão abordadas disciplinas teóricas e práticas que contemplam desde a história do trabalho com os cães, a saúde e o bem-estar do animal, o adestramento básico, a intervenção prisional com cães, dentre outras. Os cães são utilizados em ações nos mais variados cenários emergenciais e como farejadores de droga.

 

O treinamento, ministrado por oito cinotécnicos do sistema prisional gaúcho, conta também com a participação de instrutores convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar e da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

A última edição de uma qualificação com esse objetivo no Estado ocorreu em 2016. Contudo, pela primeira vez, o curso é realizado com base curricular e conteúdo programático de acordo com a matriz curricular nacional para educação em serviços penitenciários.

 

 

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, ressaltou o fato de o CFCEP ter relação direta com um dos principais eixos da atual gestão, vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, o de investir na capacitação e no aperfeiçoamento do serviço prestado pelos servidores penitenciários. “A realização deste curso representa a continuidade deste importante processo de capacitação dos nossos servidores. Certamente, este curso trará um novo olhar para a cinotecnia, dada a importância do emprego dos cães dentro do sistema prisional’, destacou. 

 

O delegado da 9ª Região Penitenciária, Paulo Pires, destacou o fato de terem sido disponibilizadas vagas para agentes penitenciários de todo o Estado. “O nosso objetivo é disseminar o conhecimento por todas as regiões e casa prisionais, no sentido de qualificar o trabalho desenvolvido, o que já vem acontecendo”, frisou.

 

Também participaram da abertura do curso a superintendente adjunta da Susepe, Michele Cunda, o diretor do DSEP, Vagner Cogo, e o vice-diretor da ESP, Lucas Mello.

 

Texto: Rodrigo Borba/Ascom Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários