Página Inicial
Bem-vindo
04 de Maio de 2024, 00:13
Atualização 13.12.2022 às 16:36
Publicação 13.12.2022 às 13:30
Susepe forma 83 apenados na 1ª Maratona de Cursos da Penitenciária de Rio Grande
A iniciativa, promovida com recursos disponibilizados pela Vara de Execuções Criminais de Rio Grande, contou com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto MIX para a realização das aulas
Foto de Divulgação Susepe

A formatura de 83 pessoas privadas de liberdade, nesta segunda-feira (12), marcou o encerramento da 1ª Maratona de Cursos da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG). A iniciativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), por meio da administração e do setor técnico da casa prisional, ofereceu cinco possibilidades de capacitações: corte de cabelo feminino; barbearia; produção de velas aromáticas; confecção de fraldas e absorventes; e sublimação e serigrafia.

A iniciativa, promovida com recursos disponibilizados pela Vara de Execuções Criminais de Rio Grande, contou com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto MIX para a realização das aulas. Todas as modalidades oferecidas têm caráter profissionalizante, possibilitando que os formandos tenham, ao deixarem o sistema prisional, uma perspectiva de geração de renda. No evento, outros 24 apenados também receberam o diploma de conclusão do ensino fundamental, por meio do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA).

Durante a formatura, alguns apenados falaram representando suas turmas. Emocionados, agradeceram a oportunidade oferecida por todos os envolvidos na atividade. “Com cursos assim e pessoas que acreditam na gente, temos a chance de transformar as nossas vidas. Quero cumprimentar também a todos os meus colegas. Este certificado tem uma grande importância, é a realização de um sonho”, disse um deles. “Não aprendemos  apenas a cortar cabelo, mas, principalmente, a termos coragem e força para enfrentarmos a vida quando sairmos daqui”, afirmou outra.

A 1ª Maratona contou com uma turma LGBTQIA+ da PERG, na qual homens e mulheres transexuais escolheram qual curso se adequava mais ao seu gênero. Uma apenada ressaltou que a pessoa privada de liberdade e homossexual sofre  duas vezes com o preconceito. “Se para quem já foi preso é bem difícil refazer a vida lá fora, imagina para quem é LGBTQIA+. Os cursos que fizemos aqui nos dão a  possibilidade de termos o nosso próprio negócio”, comemorou.

 

O diretor da PERG, Marco Aurélio Gonçalves, agradeceu a parceria entre todas instituições e servidores envolvidos no desenvolvimento do projeto. “Esperamos, do fundo do coração, que  consigam, de dentro da Penitenciária, começar a mudar o rumo das suas histórias. Então, agradeço a vocês, formandos, por terem aceitado esse desafio. Sei que perderam momentos de pátio, para se dedicarem e se profissionalizarem”, cumprimentou.

O objetivo da direção é tornar a Maratona de cursos um projeto permanente. O diretor citou um exemplo de como a  ação tem significado especial para os participantes. “Tivemos um apenado que saiu em liberdade e pediu para retornar para poder concluir o curso aqui”, contou.

O diretor do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Cristian Colovini, reforçou que iniciativas como essa estão alinhadas ao cumprimento da missão da Susepe, vinculada à Secretaria de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo, a de reinserir as pessoas privadas de liberdade na sociedade. “Estamos assistindo a uma mudança de paradigma no sistema prisional gaúcho. A Penitenciária é um estabelecimento de segurança pública, mas que tem dado a importância e atenção necessárias ao tratamento penal, principalmente às oportunidades de educação e de trabalho às pessoas privadas de liberdade”, analisou.   

 

Também participaram do evento a delegada da 5ª Região Penitenciária, Deisy Petrucci, o juiz da VEC, Afonso Bierhald, o diretor do Senac, Tiago Radmann, e a coordenadora do Instituto MIX, Tássia Corrêa.

 

Texto: Rodrigo Borba/Ascom Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários