Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 11:32
Atualização 29.12.2022 às 12:16
Publicação 23.12.2022 às 18:22
Susepe realiza formatura do II Curso de Intervenção Rápida e do Curso de Cinotecnia e entrega novas viaturas
Susepe realiza formatura do II Curso de Intervenção Rápida e do Curso de Cinotecnia e entrega novas viaturas
Foto de Rodrigo Borba

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), realizou, nesta sexta-feira (23), a formatura de 77 servidores no II Curso de Intervenção Rápida (CIR) e 29 no Curso de Formação em Cinotecnia e Emprego Prisional (CFCEP). Os dois treinamentos foram realizados por meio da Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) na área da 9ª Região Penitenciária.

 

 

O CFCEP foi uma capacitação no conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados a criação, manejo e treinamento de cães e ocorreu de 1º de dezembro até a última quinta-feira (22). O  agente penitenciário cinotécnico é requerido para o emprego de sua especialização técnica em resposta às adversidades relacionadas à ordem e à disciplina nos estabelecimentos penais.

 

Durante o curso, foram abordadas disciplinas teóricas e práticas que contemplam a saúde e o bem-estar do animal, o adestramento básico, a intervenção prisional com cães, dentre outras. O treinamento, ministrado por oito cinotécnicos do sistema prisional gaúcho, contou com a participação de instrutores convidados do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar e da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

O II CIR, capacitação para ingresso nos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs), ocorreu em duas etapas no mês de dezembro. Os GIRs têm, dentre suas atribuições, a realização de revistas nas galerias, escoltas e manutenção da disciplina e da ordem.

 

 

Entre os temas abordados no treinamento estão instruções sobre atendimento pré-hospitalar de combate, uso diferenciado da força, uso de arma de fogo, técnicas e tecnologias menos letais, extração, revista, algemação, imobilização e condução, intervenção prisional, escolta e técnicas individuais. O processo seletivo para ingresso no II CIR, dentre outros requisitos, exigiu o teste de aptidão física (TAF).

 

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, ressaltou que as duas formações estão ligadas a um dos principais objetivos da atual gestão, a qualificação e aperfeiçoamento constante dos serviços prestados pela Instituição. Também ressaltou a importância da presença de servidores das diferentes regiões penitenciárias, tendo como foco a multiplicação e a padronização do atendimento às diversas necessidades de intervenção no sistema prisional. 

 

O diretor da ESP, Eberson Trindade, destacou a integração com o DSEP e o apoio de todos os servidores na promoção dos dois cursos. Ele frisou, ainda, que treinamentos como esses são fundamentais para a prestação de um serviço cada vez mais eficiente e seguro para os servidores. “Parabéns a todos os alunos aqui presentes. Vocês participaram de cursos de excelência e, sem dúvida, serão grandes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos”, salientou.


Entrega de novas viaturas

 

Durante o evento, também foram entregues 32 viaturas administrativas, de um contrato de locação mensal de cerca de R$ 300 mil, prorrogável por até 48 meses, que contempla um total de 122 viaturas Chevrolet Spin, distribuídas nas dez regiões penitenciárias, em casas prisionais e em demais órgãos da Susepe. Além disso, as 42 viaturas-celas recebidas do Governo do Estado na manhã desta sexta-feira (23) foram repassadas às delegacias regionais.

 

Foram entregues, ainda, 52 fuzis .300 blackout, sendo a Polícia Penal do Rio Grande do Sul a primeira do país a receber esse tipo de equipamento; 314 dispositivos elétricos incapacitantes, que auxiliarão na segurança dos estabelecimentos prisionais, dos grupos de intervenção (GAES e GIR) e da Divisão de Segurança e Escolta (DSE); e um fuzil de precisão .308 AGLC, a ser entregue para o GAES. O valor da compra das armas soma mais de R$ 2,3 milhões.

 

A secretária da SJSPS, Carolina Ramires, destacou que as entregas ocorridas, somadas a outras já feitas durante a gestão, além das formaturas, sintetizam os avanços atingidos na atual gestão. “Nos dedicamos,  incansavelmente, para ser essa instituição que virou o jogo. Todo mundo entende, seu papel como um personagem que atua diretamente na ressocialização, seja ela por meio do tratamento penal ou como, neste, hoje, através de aquisições que facilitam e auxiliam o desempenho das nossas atribuições”, reforçou.

 

“Quero registrar um reconhecimento à atual gestão do governo do Estado, por ter valorizado a Susepe dentro do Avançar; fomos uma das secretarias que mais recebeu investimento. Registrar aqui o apoio dos delegados regionais penitenciários e de todos. Muito me orgulha o empenho de cada um e a demonstração de força e de mudança da instituição”, destacou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza. 


Texto: Rodrigo Borba/ Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários