Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 12:05
Publicação 26.12.2022 às 11:46
Servidora da SJSPS recebe prêmio de direitos humanos de jornalismo com reportagem sobre hábito da leitura em presídios
Servidora Rafaela Pollacchinni recebe o certificado de 2º lugar da categoria Acadêmico do jornalista Ricardo “Kadão” Chaves
Foto de Renata Pias/OAB/RS

A estudante de jornalismo Rafaela Pollacchinni, servidora da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), ficou em 2º lugar no 39º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Acadêmico. O prêmio, que é concedido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) desde 1984, foi entregue no dia 9 de dezembro, em cerimônia realizada na sede da entidade.

 

A congratulação foi concedida para a reportagem “Leitura que liberta: como o hábito de ler impacta a vida das pessoas privadas de liberdade no Rio Grande do Sul”, veiculada no site da SJSPS e no portal Humanista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Abordar o hábito da leitura em estabelecimentos prisionais é importante para mostrarmos que é possível promover um cumprimento de pena de forma mais humana e digna. Quando debatemos políticas efetivas de ressocialização, a leitura deve ser vista como um pilar. E é muito significativo, ao tratar dessa temática, receber o reconhecimento de um dos prêmios mais tradicionais do jornalismo brasileiro”, afirma Rafaela.

 

Esta edição do prêmio teve em sua comissão julgadora um integrante de cada entidade promotora e apoiadora: OAB/RS; MJDH; Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS); Regional Latino-americana da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (Rel UITA); Union to Union; e Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS).

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários