Página Inicial
Bem-vindo
02 de Maio de 2024, 18:41
Atualização 24.10.2023 às 16:45
Publicação 24.10.2023 às 15:22
Servidores que atuam na área da inteligência participam de capacitação sobre técnicas de entrevista
Ação conta com apoio da SSPS, Susepe e Escola do Serviço Penitenciário
Foto de Jurgen Mayrhofer

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN), e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), promovem, nesta semana, no auditório da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), a sétima edição do Treinamento em Técnicas de Entrevista. A ação conta com apoio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Escola do Serviço Penitenciário (ESP). 

 

O curso busca apresentar o conceito, a finalidade, os tipos, as fases e os princípios da entrevista na atividade de inteligência, além de desenvolver habilidades para o planejamento, a execução e a formalização da entrevista nesta área e propiciar a identificação de tentativas de extração de dados, engenharia social e recrutamento por parte de forças adversas. 

 

Servidores que atuam na área de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Tribunal Regional Federal (TRF), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM) e TRF4 participam da formação. 

 

A abertura da atividade contou com a presença do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, do superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, do diretor da ESP, Márcio Marks, do diretor da CPPA, Luciano Lindemann, do diretor do Departamento de Inteligência e Operações Estratégicas da SSPS, Carlos Magno Vieira, do diretor de Inteligência Penitenciária da Senappen, Sandro Abel Barradas, e do oficial de Projetos da UNODC, Rodrigo Araujo. 

 

“Trata-se de uma série de capacitações da Senappen, em um grande projeto de fortalecimento da gestão penitenciária, para combater as ações criminosas no Brasil e na América do Sul”, destacou Barradas. 

 

 

 

Durante a solenidade, Viana destacou os investimentos do Estado na área da segurança pública nosúltimos anos e os reflexos no sistema penitenciário. “O estado do Rio Grande do Sul não tem medido esforços em mudar a segurança pública e a imagem do sistema prisional, e um exemplo está aqui, quando caminhamos para apagar a chaga na história da Cadeia Pública e damos exemplo com a obra que está em andamento. O Estado tem atuado para promover uma política exitosa que responda aos anseios da sociedade em poder viver de forma mais segura”, pontuou.

 

 

Schwartz lembrou que este é o primeiro evento realizado na unidade após a troca do comando entre a Brigada Militar e a Susepe. “Celebramos esse momento, diante de um período ímpar para a Polícia Penal, recebendo agentes de várias regiões do país, mostrando que a integração é o caminho e valoriza o papel de todos na segurança pública.” 

 

 

O treinamento é ministrado pelos servidores do Banco de Instrutores de Inteligência da Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) da Senappen,  Antônio Henrique Santos Resende, Bruno Cesar Gomes da Rocha e Sérgio da Silva de Medeiros.  

“Nosso objetivo principal é levar ao Brasil a real integração, todos somos alunos e estamos aprendendo com essa missão”, completou Araujo. 

 

Texto: Jéssica Britto/Ascom SSPS 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários