Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 17:56
Publicação 27.03.2024 às 08:35
Polícia Penal passa a fazer parte do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Caxias do Sul
Policiais penais tomam posse no Conselho de Direitos Humanos de Caxias do Sul
Foto de Ascom Polícia Penal

Na manhã da última segunda-feira (25), foi realizada a cerimônia oficial de posse, no Salão Nobre do Centro Administrativo de Caxias do Sul, do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos do Município.

O evento, que simboliza a responsabilidade compartilhada entre diferentes esferas da sociedade, no intuito de promover, defender e fiscalizar os direitos humanos no município, deu posse a 49 membros, entre titulares e suplentes de variadas entidades municipais.

Desde então, pela primeira vez, a 7ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) faz-se representar no colegiado, através da coordenadora técnica da Região, a TSP advogada Marcela Castoldi (titular), e o delegado-adjunto Henrique Zanatto (suplente), ressaltando o compromisso da Polícia Penal com a defesa e promoção dos direitos humanos na região.

Na posse, que contou com a presença do prefeito do Município, Adiló Didomenico, a presidente do conselho, Cleonice Araújo, reforçou a importância do empenho coletivo, citando princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, e sublinhou o compromisso dos novos membros com a garantia desses direitos para os cidadãos mais vulneráveis da cidade.

Já o delegado penitenciário regional Aguilar Lafortune Ávila expressou o significado da parceria: "a presença da Polícia Penal no Conselho Municipal de Direitos Humanos marca um progresso crucial para a fusão das políticas de segurança, ressocialização e os direitos humanos em nossa cidade". “E a cooperação inédita entre todas as esferas da sociedade, incluindo as forças de segurança pública, nas quais se inclui a Susepe, representa não apenas um avanço na política de reintegração social dos apenados, mas também solidifica o compromisso da cidade com a justiça, dignidade e igualdade para todos”, completou ele.

 

Breno Serafini

Ascom Policia Penal

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários