Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 15:47
Atualização 10.04.2024 às 11:05
Publicação 10.04.2024 às 10:48
Polícia Penal realiza formatura do 3° Curso de Intervenção Rápida
57 operacionais incorporam ao GIR nas dez regiões do Estado
Foto de Rodrigo Borba Ascom/Polícia Penal

A Polícia Penal realizou, na última segunda-feira (8), a formatura do III Curso de Intervenção Rápida (CIR). Ao todo, 57 novos operacionais concluíram o treinamento e passarão a integrar os Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) das 10 Regiões Penitenciárias do Estado.

 

O processo seletivo para ingresso no CIR foi compreendido pelas seguintes etapas: teste de aptidão física (TAF), entrevista psicológica e entrevistas direcionadas. Os GIRs têm como finalidade atuar de modo preventivo e repressivo na manutenção e no restabelecimento da ordem e da disciplina no sistema prisional.


Em relação ao III CIR, organizado pela Escola do Serviço Penitenciário e pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), foi iniciado no dia 1º de abril e encerrado na última segunda-feira (08), totalizando 120 horas-aula. As instruções foram distribuídas em três turnos diários e abordaram temas como Atendimento Pré-Hospitalar (APH) de Combate, uso diferenciado da força, uso de arma de fogo, técnicas e tecnologias menos letais, extração, revista, técnicas individuais e direitos humanos. O treinamento de escolta foi realizado no Complexo Cultural do Porto Seco, disponibilizado pela Prefeitura, e os de tiro, na Academia de Polícia Militar. 

 

 

Os GIRs, aponta o  superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, passam por um momento de crescimento. Todos estão equipados com viaturas semiblindadas, fuzis, espingardas calibre 12, capacetes e escudos balísticos, dentre outros. “Os nossos Grupos de Intervenção Rápida vêm recebendo um forte investimento em estrutura, aparelhamento, treinamento e capacitação. Ganhamos, nos últimos anos, um importante reforço na intervenção prisional e, com técnicas apuradas e o emprego rápido, fizemos do Rio Grande do Sul um dos estados com maior eficiência nos seus grupos táticos”, sublinha.


Estiveram presentes no evento a superintendente adjunta da Polícia Penal, Deisy Vergara, o corregedor-geral do Sistema Penitenciário, Rafael Schwengber, os delegados penitenciários regionais, os diretores dos departamentos do órgão central e demais servidores.


Ascom/Polícia Penal

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários