Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 18:47
Publicação 12.04.2024 às 15:00
Penitenciária de Santa Maria inicia atividades culturais em abril
o Sarau Literário e a inauguração do espaço de leitura, com o objetivo de, dentro do projeto de remição, promover a escrita autoral
Foto de Divulgação Susepe

A Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) dedica o mês de abril às práticas socioeducativas e culturais, realizando a 2ª edição do Sarau Literário, a inauguração do espaço de leitura no Módulo de Vivência e o primeiro encontro do projeto Grupo Cine Afeto & Afins.

 

Realizado no início deste mês, o Sarau Literário e a inauguração do espaço de leitura, com o objetivo de, dentro do projeto de remição, promover a escrita autoral e a interpretação e, além disso, consolidar o propósito de ampliação do acesso à leitura às pessoas privadas de liberdade. A atividade é desenvolvida pela equipe técnica da unidade prisional em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através do termo de cooperação.

 

A 2ª edição contou com a participação dos delegados penitenciários, Thiago Nothen e Evandro Nascimento, da direção da PESM, da coordenação técnica regional, e com os representantes do observatório de Direitos Humanos da universidade, Jane Schumacher e Victor de Carli. A inauguração do espaço de leitura consolida o propósito de ampliação do acesso à leitura às pessoas privadas de liberdade.  

 

Já na última quarta-feira (10), o Grupo Cine Afeto & Afins realizou seu primeiro encontro na PESM, marcando o início da ação que utiliza o cinema como facilitador de reflexões e do tratamento penal. A iniciativa, idealizada pelo setor técnico, em conjunto com estagiárias da área de terapia ocupacional, visa trabalhar questões relacionadas à promoção de aspectos emocionais e culturais. Tal prática, alinhada às políticas do Departamento de Tratamento Penal, que regulamenta atividades de educação e inclui grupos terapêuticos e culturais no rol da educação não formal, é inspirada em ações semelhantes, realizadas desde 2014, no Presídio Estadual de Agudo.

 

Para o diretor da PESM, Jader Gonçalves, “a iniciativa busca fortalecer o trabalho com os grupos dentro da unidade prisional, promovendo condições para desenvolver o tratamento penal adequado às pessoas privadas de liberdade, fazendo com que cada um reflita qual o seu verdadeiro papel dentro de uma sociedade”. Após serem validados neste primeiro grupo, a intenção é ampliar as atividades que utilizam recursos audiovisuais para as demais pessoas privadas de liberdade que convivem nas galerias  da unidade prisional.

 

“Um dos objetivos da ação é ampliar os espaços de cuidados aos apenados através de diferentes atuações, nas quais a capacidade crítica e reflexiva esteja presente, ressignificando e transformando o cotidiano dos presos, contribuindo no processo real de ressocialização idealizado pela instituição”, ressaltou a técnica superior penitenciária Mircele Massirer, do setor técnico da casa prisional. 

 

O encontro inaugural contou com a participação da coordenadora técnica regional Adriana R. da Silva, de servidores do Setor Técnico e de estagiárias de terapia ocupacional.


Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários