Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 16:12
Atualização 23.04.2024 às 16:27
Publicação 23.04.2024 às 16:25
Superintendente adjunta da Polícia Penal participa de Seminário sobre trabalho prisional em Brasília
Evento ocorreu em Brasília
Foto de Divulgação Susepe

A superintendente adjunta dos Serviços Penitenciários, Deisy Vergara, participou do VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília, na última semana. O evento teve por objetivo promover o debate sobre a oferta de trabalho às pessoas em cumprimento de pena nos regimes fechado, semiaberto, aberto, em medidas alternativas à prisão, em medidas de segurança e egressas do sistema prisional. A programação contou com palestras e oficinas, proporcionando a visibilidade de boas práticas realizadas nos demais estados.


Além disso, também houve a presença de pontos focais estaduais, com o objetivo de alinhar a execução da política de trabalho no sistema penal. Ainda, diversas instituições  concorreram ao Selo Resgata, de responsabilidade social pelo trabalho prisional. Dentre as vencedoras estavam as empresas gaúchas Piccadilly, a Bonapel embalagens, a Tricouro, a Colmeia contêiner e mais outras nove também do Rio Grande do Sul.


“Eventos como este oportunizam a troca de experiências de forma qualificada. Tivemos a possibilidade de dialogar sobre o trabalho prisional, um tema de extrema importância e que demanda do sistema penitenciário ações articuladas, para que a pessoa privada de liberdade tenha mais capacitação e oportunidades de trabalho qualificado ao retornar para o convívio social”, ressaltou a superintendente adjunta.


Para a chefe da Divisão de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal, Fernanda Dias, “o seminário representou uma oportunidade de intercâmbio entre as demais instituições, possibilitando elucidações acerca da implementação do fundo rotativo, ideias de negócios do tipo cooperativas, dentre outras pautas relacionadas ao fomento do trabalho prisional”.


Também esteve presente a responsável pelo trabalho prisional do Departamento de Segurança e Execução Penal, Fernanda Kersting. As representantes da Instituição levaram ao encontro diversos itens produzidos por apenados das unidades prisionais do Estado, como uniformes para empresas, bolsas de couro, bioabsorventes, bolachas salgadas, bolsas e acessórios produzidos com lonas de banner, sacolas ecológicas, barras de sabão, amigurumis e bonecos artesanais feitos com tricô.

 

Ascom/Polícia Penal


 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários