Página Inicial
Bem-vindo
27 de Abril de 2024, 16:52
Atualização 10.09.2013 às 12:00
Publicação 10.09.2013 às 11:30
Susepe e Fundação Maçônica dão início aos cursos profissionalizantes em presídios femininos
Apenadas de duas penitenciárias femininas gaúchas serão beneficiadas
Foto de Neiva Motta

A apresentação do cantor tradicionalista, Dorotéo Fagundes, marcou o início das atividades do Projeto Sonho de Liberdade, da Fundação Maçônica Educacional (FME), que vai promover a realização de cursos profissionalizantes na Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP) e Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG).  


Apenadas da PEFG recebem camisetas do projeto

A ação é uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a FME, contemplando cerca de 60 mulheres em situação de prisão.   A cerimônia de formatura dos cursos está prevista para o mês de dezembro, com a entrega de certificados.

Durante abertura do evento, ocorrido na PFMP, às 9 horas, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, reiteirou que o mercado da construção civil está aquecido, oferecendo muitas possibilidades de absorção da mão de obra feminina. “Investir na qualificação técnica, por meio das parcerias com a iniciativa privada, tem sido uma busca incessante do tratamento penal da Susepe”, informou.


O cantor tradicionalista Dorotéo Fagundes discorreu sobre mercados de trabalho regionalizados, antes de cantar consagradas músicas gaúchas

A diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe,  Sandra Fonseca,  lembrou que o objetivo da qualificação não se limita ao ato de aprender, mas também, no querer fazer. “Destaco o interesse no 'fazer' dos parceiros, da Susepe, mas sobretudo, cabe às mulheres praticar o interesse nas mudanças que lhes ofereçam dignidade e recuperação efetiva”, mensurou a diretora.


(À direita) Bárbara Tassoni se despede de sua gestão recitando uma poesia tradicionalista. A assistente social Maria Clara Rei (à esquerda) é a nova diretora da PEFG

O presidente da Fundação Maçônica, Nivaldo Brum, agradeceu o apoio das parcerias na consecução do projeto e destacou a necessidade do aproveitamento de cada disciplina durantes as aulas para que obtenham resultados promissores quando estiverem em liberdade.


Apenadas da PFMP

Com carga horária de 240 horas, as apenadas vão aprender conteúdos sobre elétrica básica, pintura-textura predial e revestimento cerâmico, que serão ministrados pela equipe técnica da FME. Estão programadas palestras acerca de assuntos sobre cidadania. “A ideia é trazer informações alternadas entre saúde da mulher, meio ambiente e outros temas”, explicou a coordenadora pedagógica, Rita Salaberry de Melo.


Dorotéo Fagundes também se apresentou em Guaíba

Na presença de patrocinadores, diretoras da PFMP e PEFG, equipe técnica do Departamento de Tratamento Penal (DTP) e autoridades da Maçonaria, o evento abriu com a execução da música “Como uma Onda” (Lulu Santos e Nelson Motta) cantada pelas apenadas.

 
(Em primeiro plano) Diretora do DTP, Sandra Fonseca, Gelson Treiesleben e equipe técnica com representantes da Maçonaria e apoiadores

 

 


Texto: Neiva Motta
Fotos: Neiva Motta e Caroline Paiva

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários