Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 05:12
Atualização 30.05.2014 às 17:58
Publicação 30.05.2014 às 15:12
Susepe e Fundação Maçônica formam 32 apenadas em curso de construção civil em Torres
Detentas aprenderam lições de elétrica, cerâmica, pintura e textura predial
Foto de Caroline Paiva

Como parte do projeto "Sonho de Liberdade", uma parceria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Fundação Maçônica Educacional (FME), 32 detentas do Presídio Estadual Feminino de Torres (Peft) participaram nesta sexta-feira (30) da solenidade de formatura do curso de construção civil. O projeto, que teve início em fevereiro, teve um total de 240 horas/aula, com lições de elétrica, cerâmica, pintura e textura predial.


Apenadas receberam certificação

O objetivo, de acordo com o presidente da FME, Nivaldo Brum, é incentivar e oportunizar às apenadas o resgate de sua cidadania. O projeto, que já profissionalizou apenadas das penitenciárias de Guaíba e Porto Alegre, ocorreu pela primeira vez no litoral. Entre os méritos do curso está o fato de que todas as apenadas inscritas concluíram o curso, sem nenhuma desistência.


Presidente da FME, Nivaldo Brum

As aulas ocorreram no pavilhão onde antes funcionava o albergue masculino, que foi totalmente reformado pelas próprias formandas no decorrer do curso. O espaço, batizado de Oswaldo Guilherme Roberto Gebler, deverá será destinado a práticas de estudos e trabalho. O projeto conta com o auxílio de diversos apoiadores, como a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), a Associação de Construtores de Torres (Actor) e a Ibratin Tintas e Texturas.

Recomeçar

A diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Sandra Fonseca, participou da mesa de autoridades e abordou a importância do incentivo profissional para o recomeço na vida das mulheres presas. Já a diretora do Peft, Maria Milani, agradeceu as diversas parcerias que teve no decorrer do projeto e parabenizou as formandas pela dedicação e persistência.


Diretora do DTP, Sandra Fonseca

No evento estiveram presentes diversas autoridades locais, representantes da Loja Maçônica, Secretaria da Saúde, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ordem dos Advogados do Brasil, Brigada Militar; também servidores da Susepe, como o diretor adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal, Paulo Machado, e a coordenadora técnica da 1ª Delegacia Penitenciária Regional, Fátima Simas.


Diretora do Peft, Maria Milani

 

Para mais fotos deste evento, acesse a página oficial da Susepe no Facebook.

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários