Página Inicial
Bem-vindo
01 de Maio de 2024, 18:26
Atualização 21.01.2015 às 14:21
Publicação 23.10.2014 às 13:31
Scanner na Pasc vai humanizar revistas e aumentar a segurança
Scanner vai humanizar revistas e aumentar segurança
Foto de Neiva Motta

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) adquiriu um equipamento para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) que vai humanizar as revistas e aumentar a segurança. Trata-se de um scanner corporal, que evitará a necessidade de revista íntima, na qual os visitantes precisavam tirar a roupa para serem revistados. O equipamento vai agilizar também o ingresso de visitas, pois as revistas duravam em média 10 minutos, mas com o scanner será feita em apenas dez segundos.

O aparelho vai trazer mais segurança na casa prisional, pois detectará não só metais, como todos os objetos ilícitos. O scanner examina em poucos segundos os detalhes de quem entra na penitenciária, como metais, armas, drogas, celulares, e outros objetos estranhos que possam estar escondidos. O equipamento, que chegou nesta quinta-feira (23) na Pasc, será instalado nos próximos dias.

Superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben explica que “o scanner vai humanizar as revistas, acabando com a revista íntima, evitando com que as visitas sejam submetidas a uma condição vexatória” – assegura. Treiesleben ressalta também que a utilização desta tecnologia permitirá melhorias na segurança dos agentes penitenciários, funcionários e visitantes. Acrescenta, ainda, que todos que visitarão a unidade prisional passarão pelo equipamento, incluindo servidores e autoridades.

Investimento do Estado

O scanner corporal adquirido pela Susepe teve um investimento de R$ 494 mil, com recursos do Governo do Estado. O aparelho possui zoom eletrônico, que possibilita aproximar a imagem para sanar qualquer dúvida. Tem acoplados dois monitores de 21 polegadas de tecnologia LCD, com duas imagens simultâneas obtidas através de perspectivas diferentes, apenas com uma passagem. O tempo de escaneamento é de dez segundos. A Susepe pretende adquirir mais equipamentos para outras unidades prisionais.

 

 

Texto: Marco Vieira
Imprensa Susepe 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários