Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 14:25
Atualização 29.01.2016 às 13:45
Publicação 28.01.2016 às 15:29
Assessoria de Direitos Humanos realiza conferências preparatórias para a 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos
Primeira conferência preparatória foi realizada no Presídio Central de Porto Alegre
Foto de Janice Sant'Ana

Presídio Central

A tarde da última segunda-feira (25) foi marcada pela abertura da pré-conferência de Direitos Humanos, para os integrantes da 3ª galeria do "H" (galeria das travestis e dos homossexuais) do Presídio Central de Porto Alegre (PCPA), sob a responsabilidade da Assessoria de Direitos Humanos (ADH) da Susepe. Tal atividade tem como intuito fortalecer a atuação cidadã das pessoas em situação de prisão.

Na abertura do evento, a assistente social do PCPA, Simone Felix, apresentou uma exposição onde contava a origem e o que seria Direitos Humanos.

Após os participantes foram divididos em três grupos, onde cada grupo abordava um tema. A dinâmica era para que juntos elaborassem cinco propostas para serem apresentadas na 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que será realizada no mês de março.

O grupo 1 tinha como o tema: "Garantia da qualidade social da educação básica e do direito de aprender direitos humanos na educação básica".

No grupo 2, o tema abordado foi: "Fortalecimento da atuação das organizações da sociedade civil com a educação em direitos humanos e a mobilização da cultura para a promoção de direitos humanos".

O 3º grupo debateu o tema: "Enfrentamento das formas agressivas aos direitos humanos (racismo, sexismo, homofobia e outros)".

Ao final foi produzido um relatório, que contou com as cinco propostas de cada grupo.

Na ocasião estavam presentes, a delegada de polícia Sonia Dall’Igna, do Departamento de Direitos Humanos da SSP, a advogada Gabriela Lorenzet, da assessora do Departamento de Direitos Humanos do Governo do Estado, o assessor do deputado estadual Mauro Mello, Mauro Guimarães, a subdiretora dos Direitos Humanos da prefeitura de Porto Alegre, Glória Cristal, a presidente da ONG Igualdade-RS, Marcelly Malta, e a representante do Comitê Estadual Anti Tortura, Júlia Barros.

 

Montenegro

Seguindo o calendário, a conferência preparatória da 5ª Conferência de Direitos Humanos foi realizada no Anexo Feminino da Modulada Estadual de Montenegro. O evento foi realizado, na última terça-feira (26), pela ADH em parceria com a direção e equipe técnica da casa prisional.

Antes da realização da pré-conferência, os técnicos viabilizaram um encontro de sensibilização, com o objetivo de esclarecer às apenadas quanto ao propósito da atividade e iniciar uma educação de Direitos Humanos.

O trabalho teve início com a palestra da Télia Negrão do Coletivo Feminino Plural que discorreu sobre Direitos Humanos e Direito das Mulheres. Com a mesma proposta, cujo lema é "Direitos Humanos para todos e todas: Democracia, Justiça e Igualdade".

O evento contou com a participação dos integrantes da 1ª Delegacia Penitenciária Regional, Departamento de Direitos Humanos da SSP e servidoras da Susepe.


Montenegro

 

 

 

Janice Sant'Ana
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários