Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 19:19
Atualização 27.05.2016 às 13:50
Publicação 27.05.2016 às 12:13
Futuras oficinas são estimuladas em exposição de artesanatos no Instituto Psiquiátrico Forense
Mesa com diversos artesanatos foi exposta no saguão do IPF
Foto de Jeniffer de Oliveira

O Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), em parceria com a ONG Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL), promoveu, na última quarta-feira (25), uma exposição de artesanatos confeccionados por voluntários da associação. A atividade ocorreu pela primeira vez no IPF e teve por objetivo despertar o interesse dos pacientes em oficinas, servindo como atividade terapêutica, podendo também gerar fonte de renda futuramente.

Uma das exposições, a do articulador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR), Ademir Nazaré Menezes, levou a proposta da implantação de um galpão de reciclagem dentro do Instituto. “Queremos buscar dentro da lei a parceria correta que faça doação de materiais adequados, os quais não sejam cortantes e que sejam limpos para eles poderem trabalhar, e que esse trabalho possa trazer alguma renda e uma ocupação”, salientou Ademir, que trabalha como catador desde criança. Para ele, a importância de trazer essa atividade para o IPF está na ocupação e na renda que os pacientes terão. “Além da ocupação e da renda, a integração dos pacientes será oferecida diante desse trabalho, pois os pacientes terão que administrar seu próprio empreendimento. Esse é o primeiro passo”, disse.


Ademir, articulador do MNCMR

De acordo com a coordenadora da atividade, a psicóloga Michele Pereira, a exposição de artesanatos da AVESOL servirá para a triagem das atividades, com isso, as oficinas serão realizadas de acordo com os interesses dos pacientes. Ela ressaltou, ainda, a importância deste tipo de ação para os pacientes. “Além de ocupar o tempo dos pacientes, a atividade propicia a qualificação e a inserção, visando a desinternação com a possibilidade de geração de renda”, comentou.

O paciente C. H., que também realizou a exposição das suas pinturas, falou que se sente valorizado em ter a oportunidade de mostrar seu trabalho e que pretende continuar quando sair do Instituto. “Quanto mais a gente faz, mais a gente aprende. E minha expectativa em relação ao futuro, é 100% e não 99% como diz a música (risos)”, brincou.


Paciente teve a oportunidade de apresentar seu trabalho de pintura


Artesanatos confeccionados por voluntários da AVESOL 


Voluntários da AVESOL, a diretora do IPF, Patrícia Goldfeld e a psicóloga, Michele Pereira

Participaram da atividade também a diretora do IPF, Patricia Goldfeld, a psicóloga Andreia Barreira e os voluntários da AVESOL.

 

Para mais fotos deste evento, acesse nosso Facebook Oficial.

 

 

 

Jeniffer de Oliveira
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários