Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 13:28
Atualização 27.05.2016 às 17:39
Publicação 27.05.2016 às 15:32
Psicóloga penitenciária, Fernanda Bassani, lançará seu livro na próxima sexta (03)
O evento será na sede do Instituto Ling.
Foto de Divulgação

O lançamento do livro "Visita Íntima: Sexo, Crime e Negócios nas Prisões", da psicóloga penitenciária Fernanda Bassani, vai ocorrer na próxima sexta-feira (3), às 19h, na sede do Instituto Ling. O Instituto fica localizado na rua João Caetano, número 440, em Porto Alegre.

O livro é baseado em pesquisa desenvolvida no sistema penitenciário gaúcho, onde a autora atuou por 10 anos como psicóloga. Tem como ponto de partida os atendimentos aos homens na maior prisão do país, o Presídio Central de Porto Alegre, e as histórias das mulheres visitantes, acompanhadas ao longo de um ano nos trajetos de ônibus até o Complexo Prisional de Charqueadas.

A obra discute temas importantes ao campo da segurança pública, como o cotidiano das prisões contemporâneas, cuja dinâmica de precarização crescente tem estabelecido as visitas femininas - e todo apoio financeiro, informacional e afetivo – como importante pilar de sustentação. A partir de uma análise histórica que retorna à Porto Alegre do século XIX e acompanha as diferentes formas de punição vivenciadas no RS, o livro demonstra que as políticas de encarceramento em massa adotadas a partir da década de 1980 têm dissolvido os muros entre as prisões e as periferias. Conectados em tempo real, especialmente após o advento dos telefones celulares, uma estratégia inovadora se criou: relacionamentos amorosos que iniciam na própria prisão. Estratégia complexa que envolve, além do amor, interesses institucionais, comerciais e efeitos de criminalização feminina. Nesse último caso, a autora aponta o crescimento dos aprisionamentos femininos nas salas de visitas das prisões masculinas, que já representam 35% do total de mulheres detidas por tráfico de drogas em Porto Alegre. 

Inscrições pelo e-mail: intimidadesdaprisão@gmail.com.

Participe!

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários