Página Inicial
Bem-vindo
02 de Maio de 2024, 16:26
Atualização 28.11.2016 às 13:14
Publicação 28.11.2016 às 13:10
Inaugurado Presídio Feminino de Lajeado
A unidade comportará berçário, ambulatório médico e odontológico, salas de aula e de trabalho
Foto de Neiva Motta

 

Ocupação

O Presídio Feminino de Lajeado, no Vale do Taquari, foi inaugurado na tarde da última sexta-feira (25). Participaram do evento magistrados dos municípios do Vale do Taquari, integrantes da Alsepro (Associação Lajeadense Pro-Segurança Pública); do Conselho Penitenciário, de Conselhos da Comunidade local,  a superintendente da Susepe, Ane stock e o Secretário da Seguranca Pública do Rio Grande do Sul, Cesar Schirmer. Conforme Ane, para dar início à ocupação, as primeiras apenadas já passaram por entrevista pelo juíz da Comarca de Lajeado e, em breve, já estará em pleno funcionamento.

 

Diversas autoridades participaram do ato. O jornalista Cláudio Brito recebeu homenagem das entidadades por todo o apoio manifestado midiaticamente à construção do presídio

O complexo tem capacidade para até 120 detentas. O prédio, anexo ao Presídio Estadual local, receberá tanto condenadas definitivas como com ordem de prisão preventiva. Permitirá limitar  a transferência (sob permuta) de detentas da região para espaços destinados a mulheres em presídios masculinos distantes (Santa Cruz, Torres, Encantado), explica o juiz diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson.

A solenidade teve os depoimentos do presidente do Conselho da Comunidade de Assistência ao Preso, Miguel Feldens; diretor da obra, Léo Katz; promotor de Justiça Criminal da Comarca de Lajeado, Ederson Luciano Maia Vieira; do titular da 2ª Vara Criminal e da VEC de Lajeado, juiz Paulo Meneghetti; do diretor do Fórum da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson; prefeito Luís Fernando Schmidt; e secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Parte interna do Presídio Feminino, que será administrado pela servidora Rita Antocheviz. O novo estabelecimento pertence à  8ª Região Penitenciária, que é coordenada pelo delegado penitenciário, Eugênio Ferreira

Parceria

Os trabalhos de construção do Presídio Feminino de Lajeado iniciaram em março de 2015 e finalizaram em agosto passado, demandando cerca de R$ 800 mil. Recursos que foram alcançados a partir da integração entre Poder Judiciário, município e sociedade civil.

Enquanto cerca de 70% do valor teve origem nas penas alternativas administradas pelas Varas de Execuções Criminais de Estrela, Lajeado e Teutônia, “outros R$ 120 mil vieram do Município e o restante de empresas e comunidade do Vale”, detalhou o Juiz.

Com 1.200m² de área construída, a unidade comportará ainda berçário, ambulatório médico e odontológico, salas de aula e de trabalho. A execução da obra ficou a cargo da Alsepro (Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública) e do Conselho da Comunidade local.

Toalhas e unifomes

                                                                                     Com informações portal O Sul

Fotos: Neiva Motta/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários