Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 16:14
Publicação 18.05.2017 às 15:07
Cadeia Pública sedia atividades para apenados gays e travestis
O encontro foi realizado na Capela da Cadeia Pública.
Foto de Giordana Cunha

O Departamento de Tratamento Penal da Susepe em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado realizou uma roda de conversa sobre a diversidade de gêneros para mais de 30 apenados da 3ª galeria do H da Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central).  O evento foi desenvolvido em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia (acrescidos da transfobia e lesbofobia).

Na ocasião, a assessora técnica da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Adriana Souza, contou suas dificuldades e vitórias como transexual, além de explicar alguns projetos que o Estado tem para o grupo LGBT. “A partir dessa parceria com a Susepe, vamos pensar juntas o que podemos desenvolver e construir para vocês, que sofrem muito preconceito”, falou.

Os apenados expuseram suas dificuldades e ideias de inclusão durante cumprimento de pena.  A apenada D. R. contou que a identidade social, conquistada na Cadeia Pública de Porto Alegre, auxiliou muito no respeito das pessoas em relação a ela. “Antes quando eu ia pedir emprego e dizia que meu nome era Tiago me olhavam de cara feia. Agora, posso me identificar como D.”, contou.

O evento foi desenvolvido pela assistente social, Maura de Mattos e psicóloga, Liliane Terhrost. Participaram do evento a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Cíntia Bonder, assessora técnica do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Gabriela Lorenzet, assessora técnica da Coordenadoria Diversidade Sexual, Adriana Souza e a soldado Lizandra Lopes.

 

Giordana Cunha
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários