Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 18:02
Atualização 24.05.2017 às 12:22
Publicação 23.05.2017 às 18:53
Susepe lança projeto “Café & Ideias” sob o tema LGBTTT
Lançamento do projeto que visa criar espaços para troca de ideias ocorreu nesta terça-feira (23)
Foto de Caroline Paiva/Imprensa Susepe

O Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, por meio do setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos lançou, na manhã desta terça-feira (23), a primeira edição do projeto Café & Ideias. O lançamento ocorreu no auditório da Secretaria da Segurança Pública, sob o tema "17 de Maio: Luta Internacional contra Homofobia, Transfobia e Lesbofobia – o que temos com isso?"

Com uma proposta de reflexão e troca de ideias entre servidores(as) da Susepe e convidados(as), a iniciativa visa criar um espaço de proximidade para conversas sobre diversos temas que perpassem o cotidiano de trabalho. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).


Assessora Gabriela Lorenzetti traz dados sobre população LGBTTT no Brasil

A primeira fase já ocorreu no dia 17, na Cadeia Pública de Porto Alegre, com a participação das pessoas privadas de liberdade da galeria “3ª do H” (ala destinada aos apenados gays e travestis) – leia mais aqui. Nesta segunda fase, iniciada hoje, a assessora técnica da SDSTJDH, Gabriela Lorenzetti, trouxe dados alarmantes sobre a população LGBTTT no Brasil, como a expectativa de vida de uma travesti ser de apenas 35 anos. Ela também lembrou o motivo da criação da data alusiva (17 de maio): quando a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1990, retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças.

Presente também, o presidente do CRESS, Agnaldo Knevitz, discorreu sobre o conceito de binariedade, heteronormatividade e da importância de momentos como estes para troca de conhecimentos e reflexões que passam despercebidas no dia a dia.


Professora Adriana Souza conversa com servidores sobre realidade das trans

Primeira diretora de escola mulher, negra e trans, a professora Adriana Souza, hoje assessora técnica da Coordenadoria Estadual da Diversidade Sexual da SDSTJDH deu uma “aula” sobre liberdade individual, importância da família no processo de aceitação e também da necessidade do tema para compreensão de outras possibilidades de vivências. A professora trouxe a informação de que hoje mais de 90% das trans acabam entrando para a prostituição e contou histórias sobre as dificuldades que elas passam e a pressão da sociedade já no ventre.

O agente penitenciário administrativo, Leandro Sanches, também relatou um pouco sobre sua experiência, qualificando-se como um "sortudo", pois mesmo já tendo enfrentado preconceito, hoje é concursado e está em uma união estável.

Ao final, o “Café & Ideias” já apresentou sua primeira ideia, que é a de criar uma estufa de flores para os presos LGBTTT trabalharem. Segundo a ouvidora da SDSTJDH, Silvana Oliveira, havia um pedido do secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, de fazer uma estufa de flores, nos moldes da que existe na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas (de morangos). A ideia seria oferecer este trabalho aos presos que hoje estão nas alas destinadas aos gays e travestis, já que estes possuem mais dificuldade de acesso às atividades.


Participantes da mesa de debates e roda de conversa

Participou também da mesa de abertura a chefe de gabinete da Susepe, Monica Pires, representando a superintendente e o secretário, também a diretora do DTP, Mara Borba Minotto, e o coordenador do setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos, Gustavo Schwarz.

 

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários