Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 17:02
Atualização 17.10.2017 às 15:02
Publicação 17.10.2017 às 14:55
Penitenciária Estadual de Charqueadas terá cultivo de porongo para estimular trabalho prisional

 A Penitenciária Estadual de Charqueadas, por iniciativa do agente penitenciário Délcio Brauner, iniciou a plantação de porongos (cabaça), que futuramente serão usados para confecção de artesanatos e cuias para chimarrão. Cerca de 300 sementes passaram por um processo de preparação para o plantio.

Foram selecionadas, lixadas e deixadas de molho durante 24 horas na água para, posteriormente, serem plantadas em copinhos para evitar perda com roedores. Após a germinação e as mudas atingirem tamanho de 10 centímetros, será transplantado para a área externa da Penitenciária. A previsão para a colheita é de seis meses após o plantio (março/abril 2018).

Idealizador do projeto, agente penitenciário Délcio Brauner busca estimular a inclusão social

A ideia é promover mais um espaço de aprendizado e atividade para as pessoas privadas de liberdade e conta com o apoio da direção da PEC e  com a supervisão da equipe técnica.

Atualmente, apenados do regime fechado estão auxiliando no preparo, manuseio, plantio e rega das sementes. Quando as mudas forem transplantadas para a área externa, o cuidado será realizado pelos apenados do regime semiaberto. Após a colheita, as atividades de artesanato e utilização criativa dos porongos (casas de passarinhos, relicários, vasos, cuias de chimarrão, utensílios) será realizada pelos apenados envolvidos no projeto.

 Trata-se de uma atividade que além de exaltar a cultura gaúcha e um dos símbolos do nosso Estado, o chimarrão, também estimula o aprendizado de uma técnica de plantio e o acompanhamento de todo o processo de produção da matéria prima até a criação dos artesanatos futuramente, entre as pessoas privadas de liberdade. 

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários