Página Inicial
Bem-vindo
30 de Abril de 2024, 03:12
Atualização 30.04.2020 às 13:31
Publicação 23.04.2020 às 14:59
Servidores do sistema prisional do RS começam a receber a dose da vacina contra a gripe
A dose da vacina é aplicada pela enfermeira Roslaine Amaral e pela técnica de enfermagem Carla Letícia Oliveira
Foto de Susepe/Divulgação

A vacinação de servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) contra três tipos de gripe começou nesta quinta-feira (23/4). As doses imunizam para os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

As vacinas são distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Vigilância Epidemiológica. Em meio à necessidade de evitar aglomeração social para evitar a disseminação do coronavírus, a aplicação ocorreu na portaria do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) – Ala Sul e foram destinadas aos servidores penitenciários do prédio e a forças policiais, sendo adotados todos os procedimentos de prevenção contra a Covid-19. O trabalho é coordenado pela enfermeira Roslaine Amaral e pela técnica de enfermagem Carla Letícia Oliveira.

 

Unidades Prisionais

 
Já nas casas prisionais do Estado, por solicitação da Seapen à SES e ao Ministério da Saúde, a campanha da vacinação iniciou no último dia 16. As 2ª, 5ª, 8ª e 10ª Regiões Penitenciárias, respectivamente, Região Central, Região Sul, Região Vale do Rio Pardo e Região Metropolitana estão imunizando apenados e seus servidores.O coordenador da Divisão de Saúde do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Seapen/Susepe,  enfermeiro Tadeu S. Zampiron, explicou que o pedido da antecipação da vacina foi prontamente atendido pelas autoridades da Saúde, que entenderam a necessidade de imunizar trabalhadores da linha de frente do sistema prisional junto aos profissionais da saúde.


Campanha da vacinação 2020

 
A segunda fase da vacina é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A terceira fase da campanha terá início no dia 09 de maio, com foco em pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 a 59 anos de idade.A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio, e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.Na primeira fase da campanha, que iniciou em 23 de março, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas, conforme o Governo do Estado. 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas, receberam a vacina. No total, aproximadamente 1,5 milhão de doses já foram aplicadas no RS.

 

Patronato Lima Drummond (10ª DPR)

 

 

Penitenciária Estadual de Santa Maria (2ª DPR)

 

Presídio de Jaguarão (5ª DPR)

 

Presídio de Canela (7ª DPR)

 

 

Presídio de Arroio do Meio (8ª DPR)

 

 

Instituto Penal de São leopoldo (1ª DPR)


Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários