Página Inicial
Bem-vindo
30 de Abril de 2024, 02:52
Atualização 24.04.2020 às 17:55
Publicação 24.04.2020 às 17:54
Limpeza na área externa de presídios gaúchos dificulta arremesso de materiais ilícitos
A limpeza aumenta a visualização de indivíduos que tentem lançar ilícitos para a casa prisional, como em Caxias do Sul
Foto de Susepe/Divulgação

Iniciativas realizadas em estabelecimentos prisionais do RS visam reduzir a possibilidade de arremessos de materiais ilícitos. Na Penitenciária de Caxias do Sul, na Penitenciária Modulada de Charqueadas e no Instituto Penal de Charqueadas, foi realizada a limpeza e terraplanagem da área externa, com o intuito de reforçar a segurança, aumentando a visualização de indivíduos que tentem realizar lançamento de pacote com drogas, celulares e outros materiais proibidos de ingresso nas casas prisionais.

Na Penitenciária de Caxias do Sul, a Prefeitura Municipal deu apoio à 7ª Delegacia Penitenciária Regional para realizar a limpeza. A demanda foi intermediada pela vereadora Paula Ioris, integrante da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do município. Segundo o Delegado da Região, Marcos Ariovaldo Spenst, a obra teve grande importância para inibir arremessos de ilícitos para o interior do estabelecimento. “Essa limpeza foi solicitada em virtude da quantidade de arremessos que estavam acontecendo na casa prisional. A parceria com a Prefeitura foi de extrema importância. A área externa da Penitenciária nunca esteve tão limpa”, avalia Spenst.

Em Charqueadas, o tenente Emerson Davi Pereira da Silva, do 28º Batalhão de Polícia Militar, tomou a iniciativa da realização da limpeza da área externa da Penitenciária Modulada e do Instituto Penal. Após solicitação feita ao Diretor do Instituto Penal, Marcelo Duarte dos Santos, para a realização de parceria com o Instituto Penal e a Penitenciária Modulada, a obra foi iniciada e segue em andamento. O trator de esteira para ser utilizado na limpeza foi disponibilizado pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do município. Também foi recebida a doação de 200 litros de óleo diesel de instituições da segurança pública e de uma empresa de transportes para abastecimento da máquina.

Na Penitenciária Modulada de Charqueadas e no Instituto Penal, a limpeza já deu resultados positivos

Nos últimos dias, a ação já deu resultados. “A plantação prejudicava o flagrante de indivíduos efetuando arremessos. Após a limpeza, já derrubou o número de arremessos na Modulada e a tentativa de ingresso de ilícitos no Instituto Penal”, pontuou Marcelo. A avaliação é compartilhada pela equipe da Brigada Militar. “Após a limpeza e terraplanagem do terreno, os policiais que trabalham nos muros da Penitenciária vão conseguir visualizar a uma longa distância indivíduos que tentarem fazer algum arremesso. Observamos que já foram evitados novos arremessos de drogas e celulares’, afirmou o tenente Emerson que, para a viabilização da ação, contou com o auxílio do tenente Everton José Oliveira da Silva e do sargento José Cleomar dos Santos. O diretor da Penitenciária Modulada, Ben Hur Goularte, também destacou que essa ação foi muito importante para evitar a entrada de materiais ilícitos, que serão coibidos de modo ainda mais eficiente.

A ação de limpeza integra as diretrizes da Seapen e da Susepe, de somar iniciativas que visem sempre coibir a entrada e de retirar materiais ilícitos das casas prisionais do Estado.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários