Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 06:48
Atualização 01.12.2020 às 16:13
Publicação 01.12.2020 às 12:59
Projeto Novos Horizontes da PEAR estimula a inclusão social pela capacitação ao trabalho
A previsão é de que façam parte do projeto até 160 pessoas presas
Foto de Divulgação Susepe

 

Destinado aos apenados, em caráter opcional, o Projeto Novos Horizontes visa proporcionar o acesso ao trabalho em diversos setores. Os participantes passam por entrevistas com setor técnico e de segurança, sendo inseridos em local diverso e separados por individualização de pena. Em sistema progressivo adotado, o interno passa por um período de adaptação às regras internas com inserção posterior em atividade social que lhe possibilita trabalho (oficina de costura, setor de manutenção e cozinha), recebendo remição da pena e noções de cidadania, acrescenta o Coordenador Operacional do Projeto, Márcio Flores. 

Todos recebem capacitação em alguma atividade, na qual são reforçadas as regras de convivência social. Em um momento posterior, aderem ao trabalho prisional em convênio com a empresa que possibilita obterem remuneração, além da remição, explica Deise Rosa, TSP Assistente Social.
Para essa finalidade, há um fábrica de camas e colchões na PEAR. No momento, 80 pessoas presas fazem parte do Projeto.
A previsão é que, até o final do primeiro semestre de 2021, aproximadamente 160 presos estejam inseridos no Programa, inclusive com outros convênios para o trabalho prisional, assegura o Administrador da PEAR, José Giovani Rodrigues de Souza. "O projeto não é fechado e possui o ideal de expansão focado na atenção integral, na socialização e na preparação da pessoa presa ao retorno do convívio à sociedade", informa Giovani, mencionando que isso é fruto da integração, colaboração e implicação de todos os servidores técnicos, administrativos e operacionais. "Esse é o caminho", finaliza.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários