Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 02:59
Publicação 02.12.2020 às 13:04
Agentes da Susepe participam da operação Iceberg
Ação integrada de forças da segurança pública prevista no RS Seguro
Foto de Divulgação Susepe

 


A Operação Iceberg, deflagrada nesta quarta-feira (2), contou com 20 agentes penitenciários, que atuaram na ação de busca e apreensão na Penitenciária Modulada de Montenegro, com mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Sapucaia do Sul. A ação, contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, contou com 300 agentes da força de segurança pública do RS. Conforme o delegado penitenciário da 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR - Vale dos Sinos e Litoral), Benhur Calderon, a Susepe, por meio da DPR, atua conjuntamente aos órgãos da Segurança Pública, "fortalecendo cada vez mais um dos pilares do Programa RS Seguro, que é a integração no combate ao crime". 

Foram cumpridos 97 mandados nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Montenegro, Imbé e Porto Alegre.

Conforme as investigações, um grupo criminoso tinha um forte esquema de remessa de dinheiro proveniente do tráfico ilícito de drogas a diversas contas bancárias de “laranjas”, além de várias empresas de fachada terem sido criadas para a lavagem de capital.De acordo com o delegado da Polícia Civil, Mario Souza, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), a investigação teve início em maio, quando dois criminosos integrantes de facção foram presos em Sapucaia do Sul.

Além de entorpecentes, eles carregavam documentos e comprovantes de depósitos bancários, que revelaram uma esquema de ocultação de bens oriundo do tráfico.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários