Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 04:37
Publicação 07.12.2020 às 13:46
Sexto episódio da série "Cães no Sistema Prisional" mostra o trabalho do agente penitenciário e cinotécnico Tiago Feltraco da Penitenciária Modulada de Montenegro (PMM)
Agente e cinoténico Tiago Feltraco
Foto de Arquivo Pessoal

 

Agente e cinoténico Tiago Feltraco conta com o "K9" nas intervenções de segurança da Penitenciária Modulada de Montenegro e em casas da 3ª DPR.
Agente penitenciário e cinotécnico Tiago Feltraco trabalha distante cerca de 400 quilômetros de sua casa, localizada em Santa Rosa, nas Missões. O servidor é lotado na Penitenciária Estadual Modulada de Montentegro (PMM), e nas horas de folga, dá apoio, conforme autorização prévia das direções e da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), às casas prisonais da região, com o cão Ektor, especialista em localizar objetos ilícitos. 
E o Conan, que, com um ano de idade, passou por seu primeiro trabalho, apreendendo faro de ilícitos durante uma operação no Presídio de Santa Rosa. Ambos são da raça belga de malinois.“Desde criança sempre adorei cães, e, após ingressar no sistema prisional, consegui unir o útil ao agradável , e, assim demonstrar a todos os colegas a importância dos cães como uma ferramenta de apoio ao trabalho, pois nas diversas apreensões de drogas ficou claro que sem a ajuda do cão, seria quase nula a chance de encontrá-las”, disse Feltraco.
Feltraco acumula em seu currículo diversos seminários sobre proteção, detecção e obediência de cães policiais. 

"Com apoio da direção da PMM, percebemos que a ferramenta "k9" ( cão criado e adestrado especificamente para ajudar a polícia e outras forças de segurança) poderia ajudar muito o sistema prisional, tanto na parte de faro, como na parte de intervenção nas operações", frisou Feltraco.  Segundo ele, há meta, em parceria com a direção da unidade prisional, de investir no canil, além de aumentar o número de operacionais especialistas em cinotecnia. “A participação deles nas intervenções em que a presença ostensiva do k9  faz com que as operações tenham êxito”, finalizou.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários