Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 18:56
Atualização 12.04.2021 às 12:18
Publicação 09.04.2021 às 12:29
Com protocolos sanitários rígidos, 413 novos servidores da Susepe tomam posse nesta sexta-feira (9)
Curso de formação será na PUC e formatura está prevista para Julho
Foto de Neiva Motta Imprensa Seapen/Susepe

 

Um forte esquema para atender aos protocolos sanitários foi montado para que os 413 novos servidores da Susepe, aprovados no concurso de 2017, pudessem tomar posse nesta sexta-feira (09), no prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Pela manhã, foram empossados 388 agentes penitenciários e 25 agentes penitenciários administrativos, em horários intercalados de quatro grupos, para evitar aglomeração.
A aula inaugural do curso de formação está prevista para a próxima segunda-feira (12) e contará com a participação do secretário da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Cesar Faccioli, e do superintendente da Susepe, César da Veiga.
Conforme o chefe da Divisão de Recursos Humanos (DRH) da Susepe, Suziano Machado, uma força tarefa do Departamento de Recursos Humanos (DRH) está na PUC para concluir a posse ainda hoje, com todos os protocolos assegurados. "Destaco a equipe do DRH, que foi incansável nas duas frentes trabalho que ocorreram concomitantes, a das promoções e, agora, da posse dos servidores".  Nos próximos dias, uma lista será publicada no Diário Oficial, nomeando mais 12 agentes penitenciários e 25 agentes penitenciários administrativos, para complementar o número de vagas (450). 

 

Suziano a frente de dois complexos trabalhos no sistema prisional: promoções e posse, com o colega Fabiano

A vice-diretora da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Grasiele Schmaltz, explicou que cada servidor recebeu a máscara face shield, e frascos de álcool em gel estão espalhados por toda a parte no segundo andar do prédio 50, onde ocorre o ato de assinatura da posse.
Ela afirmou também que as aulas práticas contarão com máscaras descartáveis, auferição da temperatura corporal na entrada das aulas, e os equipamentos utilizados no curso (pistolas, algemas) passarão por higienização intensiva.


As salas de aula (atividades teóricas) terão ocupação de 50%. As classes já foram projetadas pela Engenharia Prisional, para atender o distanciamento exigido pelas autoridades de saúde.
Grasiele explicou que "Apesar da pandemia, estamos conseguindo realizar, com todos os protocolos de segurança, este importante evento em prol da segurança pública, que vai contar com mais trabalhadores no sistema prisional". "Agradeço a atenção e cuidados com que estamos sendo recebidos neste momento tão importante de nossas vidas, o ingresso no serviço público", disse um aluno.

 

Vice-diretora da ESP, Grasiele explicou os procedimentos sanitários adotados para o curso de formação


Sobre a logística, o diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Eberson Trindade Rodrigues, disse que, pelo alto número de servidores a tomar posse, isso já é um desafio, e, no contexto de uma pandemia, o desafio torna-se maior ainda, pois todo os cuidados foram redobrados.
"Destaco o apoio da Seapen e da Susepe, que nos dão todo o suporte material, sobretudo o sanitário, para que possamos oferecer a capacitação de forma segura aos novos servidores". Os equipamentos de proteção individual para os alunos foram disponibilizados pelo Departamento Administrativo”, disse o diretor.

 

Diretor da ESP, Eberson: Apesar do desafio de realizar a posse de 450 novos servidores na pandemia, a ESP está preparada e com os cuidados redobrados

O curso de formação vai acontecer em até cerca de 60 dias úteis, com aulas teóricas e práticas, na PUC. 95% dos professores que ministrarão os cursos de formação são servidores da Susepe. Os demais são do Instituto Geral de Perícias (IGP), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. A previsão de formatura é no fim de junho, no Salão de Atos da PUC, dependendo da condição da pandemia no Estado, poderá ser presencial ou remota.
O superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, desejou um excelente curso de formação aos empossados, pediu para que todos sigam as regras de distanciamento social e sanitárias. Por fim, Veiga parabenizou a todos, dando-lhes boa-vindas ao sistema prisional.

 

 

Neiva Motta

Imprensa

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários