Página Inicial
Bem-vindo
02 de Maio de 2024, 19:21
Atualização 02.07.2021 às 14:39
Publicação 02.07.2021 às 14:27
Secretário da Seapen e superintendente da Susepe visitam a 5ª Região Penitenciária (Pelotas)
Em Pelotas, secretário vistoriou obra de duas galerias
Foto de Alefer Dias

 

Nesta quinta-feira (01), o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Hauschild, e o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, estiveram na 5ª Região Penitenciária, visitando as estruturas do Presídio Regional de Pelotas, do Instituto Penal de Monitoramento da 5ª Região, do Presídio Estadual de Rio Grande, da FASE e do Grupo de Intervenção Regional (GIR-5). Além disso, cumpriram agenda com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e com a Prefeitura de Pelotas.


Secretário e superintendente visitam a estrutura de trabalho prisional em Pelotas

Durante a visita, Hauschild coordenou reunião de alinhamento com a delegada da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Deisy Vergara, e com os diretores das casas prisionais da região. No Presídio Regional de Pelotas, o secretário realizou a vistoria da obra das galerias A e B, que está em fase de finalização. Em Rio Grande, conheceu a estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) prisional e recebeu relatório de projeto que vai ser desenvolvido pela UBS do Município, em parceria com a 5ª DPR, de formação de apenados como promotores de saúde. Um apenado por galeria, de todas as casas prisionais da região, que já trabalha em ligas laborais, receberá capacitação sobre doenças, prevenção e cuidado para que dissemine o conhecimento aos outros apenados.


No Presídio de Rio Grande, foi apresentada a estrutura da UBS prisional


Em reunião com a APAC Pelotas, equipe da Seapen e da Susepe foi recebida pelo presidente executivo, Leandro Thurow, pelo gerente, Pablo Espinosa Gill, e por 20 recuperandos e dois voluntários. Thurow destacou que o sistema prisional carece de inovações e que esse método traz muitos resultados. “A APAC é hoje a única alternativa comprovadamente viável e efetiva em dar oportunidades e trabalhar valores que reduzem reincidência criminal. O modelo APAC atinge índices de 80% de recuperação”, afirmou.


Toda a agenda na região foi acompanhada também pelo diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Wagner Cogo, pelo diretor do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Cristian Colovini, pelo assessor de relações institucionais da Seapen, Jonathan Silva, e pelo assessor técnico da Seapen, Mateus Schwartz dos Anjos.


Hauschild enaltece o excelente trabalho realizado na APAC Pelotas

 

Parceria com a Prefeitura de Pelotas

Por meio de conferência virtual, o secretário Hauschild também conversou com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, sobre projeto que será desenvolvido a partir de julho, no Presídio Regional, para apenados do regime fechado, em progressão para o semiaberto. O objetivo é colaborar com a ressocialização dos presos que estão voltando para o convívio familiar.

O programa, que tem como foco a prevenção da violência, irá trabalhar a inserção do apenado no convívio social e oferecer condições que possibilitem o restabelecimento e fortalecimento de vínculos afetivos. “Para a vida dos apenados não mudar do dia para a noite, se faz necessário o auxílio e a preparação para a progressão de regime, para o retorno ao convívio familiar. Aí reside a importância desse projeto”, ressaltou Hauschild.

“Vamos fazer essa experiência com vistas a preparar ainda mais os apenados que vão passar para o regime semiaberto, sempre com a perspectiva de uma ressocialização mais profunda e efetiva”, declarou a prefeita Paula Mascarenhas.
A delegada Deisy Vergara explicou que essa ação irá contribuir tanto com a vida dos envolvidos quanto com a vivência dentro do Presídio. “Isso vai contribuir para que os apenados tenham a oportunidade de fazer uma autoavaliação da forma como se relacionam em família, assim como o aprendizado sobre os tipos de violências. Creio que o conhecimento liberta, permite reflexões. E o programa me parece trazer todas essas possibilidades”, afirmou.

Gisele Reginato - Imprensa Susepe

com informações da Prefeitura de Pelotas

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários