Página Inicial
Bem-vindo
04 de Maio de 2024, 06:33
Publicação 14.09.2021 às 15:17
Apenados confeccionam placas térmicas com caixas de leite em Cachoeira do Sul e Lagoa Vermelha
Apenados de Lagoa Vermelha produzem placas térmicas
Foto de Divulgação SJSPS

No início de setembro, apenados do Presídio de Cachoeira do Sul iniciaram uma oficina para confeccionar placas térmicas com caixinhas de leite. Oito apenados que já trabalham com artesanato foram instruídos pelo assistente social do Sesc Eduardo Santos, para iniciar a execução do projeto.

Durante o mês de agosto, também foi iniciado, em caráter experimental, o projeto no Presídio Estadual de Lagoa Vermelha. Seis apenados vêm atuando no projeto, sendo beneficiados com a remição da pena.

O objetivo é retirar do meio ambiente caixas de leite e transformá-las em placas que são utilizadas para forrar as paredes de casas de pessoas em vulnerabilidade social. Além do benefício ao meio ambiente, também se destaca o auxílio à comunidade prestado pelos apenados.

Essa ação é oriunda do projeto Brasil sem Frestas, que nasceu em setembro de 2009, em Passo Fundo, a partir de uma preocupação com a situação das famílias em vulnerabilidade social, que podem ser beneficiadas pelo efeito de isolante térmico das embalagens tetra pak.  

Em Cachoeira do Sul, o projeto é uma parceria do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac, Sindilojas Vale do Jacuí e Albergue Municipal com grupo de voluntários na confecção das placas com as caixas de leite doadas pela comunidade. Através do Sesc também foi firmada a parceria com a unidade prisional para aumentar essa produção e ajudar mais famílias.  

As placas produzidas pelos apenados são repassadas ao Programa Sesc de Voluntariado, para que seja feita a divisão do material entre a Secretaria da Inclusão e as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil, para que seus voluntários desenvolvam as ações do projeto em suas comunidades.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários