Página Inicial
Bem-vindo
04 de Maio de 2024, 03:29
Atualização 15.09.2021 às 12:37
Publicação 15.09.2021 às 11:58
Susepe participa de evento da Polícia Civil sobre mês de promoção da vida
O diretor do DTP com o autor Diógenes Munhoz
Foto de Susepe/Divulgação

Na última quinta-feira (09), o diretor do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, psicólogo Cristian Colovini, representou a instituição em evento promovido pela Polícia Civil, sobre a abordagem técnica à tentativa de suicídio. A atividade marca o mês de setembro de promoção da vida e prevenção do suicídio.

O seminário contou com a palestra do major do Corpo de Bombeiros de São Paulo Diógenes Martins Munhoz, que é referência nacional no tema e idealizador da Técnica e do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio. Ele dedicou um exemplar à Susepe do seu livro Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio.

O suicídio e a ideação suicida geralmente são fruto de uma dor psíquica insuportável, que não surge em função de um único fator ou evento, mas resultam da interação de múltiplos fatores, sendo eles biológicos, psicológicos, socioculturais e ambientais. No entanto, este fenômeno ainda é cercado de desconhecimento, o que justifica a necessidade de mobilizações sociais e ações que promovam a informação e visibilidade em todos os níveis.

Neste contexto, a campanha do mês de prevenção do suicídio foi instaurada no ano de 2015 e, atualmente, o mês de setembro é um símbolo que relembra a importância de conscientizar as pessoas sobre esse problema, bem como evitar o seu acontecimento.

Os índices exorbitantes desse ato reiteram a sua gravidade, tendo em vista que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas.

Historicamente, o Rio Grande do Sul tem apresentado as maiores taxas de suicídio do país, tanto entre a população em geral, quanto entre profissionais da área da segurança. Segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica de Suicídio e Tentativa de Suicídio, o número de óbitos por suicídio corresponde a uma taxa de aproximadamente 11 pessoas por 100.000 habitantes, com maior prevalência entre homens (17,8 para homens e 4,5 para mulheres).

"A busca por ajuda profissional é uma alternativa muito importante. O apoio de um profissional pode ser essencial para superar uma fase complicada ou receber um diagnóstico correto, para a realização de um tratamento efetivo", destacou Colovini.

O DTP reforça o convite a todos os servidores para participarem das atividades propostas pela Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS) e pelo Comitê Gestor de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (COGE), ao longo deste mês de setembro.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários