Página Inicial
Bem-vindo
06 de Maio de 2024, 15:57
Atualização 17.11.2021 às 13:36
Publicação 16.11.2021 às 15:01
Estabelecimentos prisionais transmitem programação especial da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre para apenados
Apenados do Presídio Estadual de Canguçu assistiram ao evento

Na última sexta-feira (12), estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul realizaram a transmissão da programação voltada aos sistemas penal e socioeducativo da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre para os apenados. O evento, que teve como objetivo promover a participação de jovens e adultos privados de liberdade em atividades culturais, foi realizado virtualmente na plataforma Microsoft Teams.

O incentivo à leitura é uma atividade presente em diversas unidades prisionais do RS. No Presídio Estadual de Frederico Westphalen, o projeto Remição pela Leitura foi iniciado em junho deste ano e conta com a participação de quase 40 apenados. Três desses participantes demonstraram interesse em assistir à programação da Feira. 

“Eles viveram uma experiência inédita de puro incentivo à busca diária de ressignificação da prisão e da valorização do acesso à educação em suas diversas interfaces. A partir da exposição de Piangers, debateram a respeito da construção da masculinidade presente em suas histórias de vida e da reprodução social que realizam nos papéis que assumem em suas relações. Entre si, compartilharam trajetórias e reflexões sobre pontos que se identificaram nas falas dos autores. Foi maravilhoso, um processo cheio de potências para a evolução pessoal”, destacou a assistente social Nádia Wacheleski.

Apenados do Presídio Estadual de Canguçu também participaram do evento. “Eles se sentiram extremamente representados pelos convidados, mostrando-se bastante interessados e participativos durante o encontro”, afirmou a direção do estabelecimento prisional.

Por meio do apoio do setor técnico e do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), apenados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos acompanharam as falas dos palestrantes. Além disso, os detentos produziram um varal literário sobre o patrono da 67º Feira do Livro de Porto Alegre, Fabrício Carpinejar.

O Presídio Regional de Santa Maria contou com a participação de oito apenadas. A direção e as equipes técnica e de segurança ressaltaram que eventos dessa natureza contribuem positivamente para o empoderamento das pessoas privadas de liberdade e, consequentemente, favorecem os processos de inclusão social.

Três detentos do Presídio Estadual de Sarandi, que participam do projeto Remição pela Leitura, assistiram à programação da Feira. A atividade foi coordenada pela assistente social da unidade prisional, Elaine Cristina Rosa, e pela diretora Lovaine Conterato da Silva. “O hábito da leitura dentro do sistema prisional proporciona um novo olhar para além das grades, acalma e liberta o pensamento”, disse Lovaine.     

Confira os depoimentos dos apenados:

“Agradeço a oportunidade que me deram de poder interagir com pessoas tão especiais como o Fabrício, o Marcos e a Ana. Foi uma experiência incrível, da qual jamais esquecerei e que levarei pra minha vida, embora eu não tenha dialogado com os participantes, ouvi tudo muito atento [...]. Que possamos ter mais oportunidades como esta. [...]”, destacou A.R.

“ Maravilhosa foi a participação no evento. Os relatos de Marcos Piangers sobre o que é ser homem, e as experiências compartilhadas tanto por ele quanto pela esposa Ana fazem a gente refletir sobre o que realmente é importante. Desejo muito ler os livros deles. Como as coisas simples da vida fazem a diferença quando estamos segregados. Isso resume tudo, ao que realmente devemos dar importância”, destacou M.T.

“Foi muito bom participar, são experiências únicas que levo como aprendizado, conselhos para vida”, ressaltou C.R.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários