Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 02:55
Atualização 30.11.2021 às 17:01
Publicação 30.11.2021 às 15:43
Livro elaborado no NEEJA Promotor Jorge Vicente Pacheco é lançado na Feira do Livro de São Luiz Gonzaga
A diretora do NEEJA, Andreia Stragliotto, e o diretor da PSLG, Claudio Dalpizzol
Foto de Divulgação Susepe

O livro Entre os Muros da Prisão - volume III, escrito durante as atividades desenvolvidas no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Promotor Jorge Vicente Pacheco, que funciona junto à Penitenciária Estadual de São Luiz Gonzaga (PSLG), será lançado na 44ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga. O evento acontecerá entre os dias 2 e 5 de Dezembro.

As produções textuais foram elaboradas durante as aulas de língua portuguesa, com a coordenação e organização da professora Silvânia de Araújo Pês, pelos alunos que frequentaram a escola no ano de 2021. A coletânea foi feita a partir de práticas desenvolvidas para instigar e incentivar o uso da palavra para escrever e expressar emoções. Foram realizadas inúmeras atividades de sensibilização para possibilitar e despertar nos alunos o poder criativo que todos têm, favorecendo o estímulo à leitura e criação literária.

O livro tem como objetivo compartilhar com a sociedade as vivências de pessoas privadas de liberdade, que, através da poesia, externam sentimentos reprimidos de dor, saudade, lembranças, distância da família e esperança de dias melhores. Através de uma abordagem simples, mas tecida com uma imensa bagagem de histórias de vida, o leitor é convidado a refletir sobre cada palavra registrada. Assim, a escola estará contribuindo com a educação prisional, pois acredita que o trabalho que vem sendo desenvolvido no NEEJA poderá resultar em mudanças de paradigmas, começando pelo município e região afora.

A técnica superior penitenciária, assistente social Maura Moisinho, destaca a importância do estímulo à criatividade dos apenados: "a Divisão de Educação Prisional, junto às unidades prisionais e ao NEEJA, trabalha para que se desenvolvam ações de incentivo à leitura onde possam valorizar a capacidade de cada pessoa, colaborando para o desenvolvimento e inclusão social da pessoa privada de liberdade. A PSLG se destaca nesta iniciativa de descoberta de potenciais literários, desmistificando a cultura da prisão, pois a leitura e a escrita se colocam como ações humanizadoras, possibilitando diferentes formas de conexões intersubjetivas."

A diretora do NEEJA, professora Andreia Stragliotto, exalta os envolvidos no projeto: "agradeço ao diretor da unidade prisional, Claudio Miranda Dalpizzol, que oportuniza o desenvolvimento de nossas práticas e nos dá alicerce para a realização das atividades propostas pelo Núcleo e a todos que, de uma ou outra forma, contribuíram para que o sonho de ver a coletânea publicada se tornasse realidade. Agradecimento especial ao 32ª Conselho Regional de Educação, representado pela Coordenadora de educação Mônica Pagliusi, de onde partiu o convite para o lançamento de nossa coletânea na Feira do Livro, e à Secretaria de Turismo e Cultura pelo espaço para que possamos divulgar nosso trabalho.”

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários