Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 12:58
Atualização 16.02.2022 às 16:03
Publicação 15.02.2022 às 18:09
Apenados da 8ª Região dão início às aulas de graduação da Univates
Detentos foram selecionados para vagas em cursos de Educação à Distância (EAD)
Foto de Divulgação Susepe

Na última segunda-feira (14), os cinco apenados selecionados para as vagas em cursos de Educação à Distância (EAD) na Universidade do Vale do Taquari (Univates) deram início às aulas no Presídio Estadual de Arroio do Meio (PEAM). As graduações escolhidas foram nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Administração e Gestão Financeira.

 

As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação assinado no final de 2021 entre o Governo do Estado e a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), entidade mantenedora da universidade. Ao todo, 11 detentos das unidades prisionais de Lajeado, Arroio do Meio e Venâncio Aires participaram do processo seletivo realizado no mês passado pelo Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA).

 

Dentre os apenados selecionados, está João. Ele decidiu fazer o curso de TI devido a uma experiência prévia que possuía na área. Agora, com a possibilidade de graduação, projeta novas oportunidades no mercado de trabalho, após o cumprimento da sua pena. “É uma área que eu gosto desde adolescente. Sempre tive o sonho de me tornar um profissional”, conta. “Não é fácil conseguir uma chance como essa. Espero aproveitar e dar uma vida melhor para a minha família”, complementa.

 

Outro detento selecionado, que escolheu o curso de Administração em razão das diversas possibilidades de trabalho que a área oportuniza, também demonstrou satisfação com a oportunidade. “Me sinto honrado por fazer essa graduação. Espero que, depois do cumprimento da minha pena, as pessoas me vejam como alguém que deu a volta por cima, e não como um ex-presidiário. Estou ansioso para ver como vai ser daqui pra frente”, destaca.

 

Com a iniciativa, a 8ª Região Penitenciária passa a ter dois polos de estudo prisional: um da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Vale do Rio Pardo, e um da Univates, no Vale do Taquari. Até o final do ano, o objetivo da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) é expandir as parcerias com universidades para todas as regiões do Estado, ofertando um total de 50 vagas no ensino superior. Para a realização das aulas, o NEEJA Liberdade fez a doação de cadernos, lápis, borrachas e canetas aos alunos.

 

“Oferecer uma educação de ensino superior às pessoas privadas de liberdade é um grande passo para nós. Certamente, é uma possibilidade concreta para uma efetiva mudança na condição de vida dos apenados”, salienta a delegada penitenciária da 8ª Região da Susepe, Samantha Longo.

 

O diretor da unidade, Rogério da Silva Tatsch, conta que já pode perceber um interesse de outros detentos em realizar novas seleções para ingressar no ensino superior. “Espero que a experiência seja expandida para as demais regiões, disponibilizando uma oportunidade única para outros apenados. Isso pode fazer toda a diferença na sua reinserção ao convívio social”, completa.

 

 Imprensa Susepe


 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários