Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 06:24
Atualização 16.02.2022 às 17:35
Publicação 16.02.2022 às 16:12
Parceria de trabalho prisional do Presídio de Erechim com a Prefeitura completa um ano
Projeto Transformar
Foto de Prefeitura de Erechim

Neste mês de fevereiro, o Projeto Transformar, que oferece trabalho aos apenados do semiaberto do Presídio Estadual de Erechim, completa um ano de atividades com saldo positivo: egressos que já cumpriram suas penas estão atuando como profissionais em empresas da cidade.

O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Município. Segundo a coordenadora do projeto, Marcia Bartmer, “no paço municipal, eles fazem trabalhos em todas as secretarias, desde reformas, pinturas, mudanças de móveis, etc.. Ainda, dentro do Projeto Transformar, temos o “Água pra quem tem sede”, em que os detentos, com caminhões-pipa, levam água para o interior. Além disso, temos o projeto ‘Dengue não’, no qual eles juntam e separam o lixo que acumula água, para tentar acabar com o mosquito da dengue”.

 

O trabalho como meio para o retorno à sociedade é a principal proposta do Transformar, que, no último dia 12, contou com a ajuda dos detentos do Presídio na limpeza e na organização para a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas.

Atualmente, o Projeto conta com seis apenados, mas em breve ganhará mais 20 vagas, que, além de reinserir no mercado de trabalho e remunerar os apenados, propicia a remição de suas penas. Para Marcia, “no Projeto, eles mudam o sentido e a forma de verem o mundo, literalmente”.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários