Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 13:30
Publicação 17.02.2022 às 16:58
Secretário Hauschild assina termo de cooperação de uso de mão de obra prisional com Prefeitura de Santa Cruz do Sul
SJSPS assina termo de cooperação para a utilização de mão de obra prisional com Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Foto de Divulgação SJSPS

Na última quarta-feira (16), a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul assinaram um termo de cooperação para a utilização de mão de obra prisional em serviços públicos na cidade.

O projeto envolve apenados dos regimes aberto e semiaberto do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS) e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, os quais desenvolverão atividades como serviços gerais, carpintaria, construção civil, limpeza e ajardinamento em praças, parques, vias e prédios públicos do Município.

O termo, assinado no Salão Nobre do Palacinho pelo secretário Mauro Hauschild, pelo superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), José Giovani Rodrigues de Souza, e pela prefeita do Município, Helena Hermany, ainda prevê a utilização da mão de obra de apenados do regime fechado, em atividades de costura.

A iniciativa é uma das ações do Pacto Santa Cruz pela Paz, que discute com a comunidade um plano de prevenção à violência. Os trabalhos devem começar a ser desempenhados em até 60 dias, envolvendo, inicialmente, cerca de 20 detentos.

Segundo Helena Hernany, “a iniciativa oportuniza a volta à sociedade dessas pessoas de uma forma positiva, prestando um serviço que é uma contrapartida social para o bem de todos”.

Já o secretário Mauro Hauschild destacou que a ressocialização de pessoas presas se dá pelo tripé saúde, educação e trabalho. Nesse sentido, afirmou que “Santa Cruz se torna um exemplo e referência para outros municípios da região, pois é preciso superar o preconceito sem abrir mão do cumprimento da pena, em condições dignas”.

Por sua vez, a delegada da 8ª Região Penitenciária, Samantha Longo, afirmou: “assinamos um importante convênio que possibilita a contratação de mão de obra prisional pelo Município de Santa Cruz. Certamente, uma forma de inserção social e qualificação para nossos privados de liberdade que buscam uma mudança de vida”.

Participaram da cerimônia de assinatura ainda o vice-prefeito do Município, Eustor Despessel, o secretário de governança e relações institucionais, Everton Oltramari, e o promotor de justiça, Rogério Fava.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários