Página Inicial
Bem-vindo
29 de Abril de 2024, 11:34
Atualização 17.02.2022 às 19:09
Publicação 17.02.2022 às 18:01
Secretário Hauschild faz visita técnica a quatro unidades prisionais do interior do Estado
Presídio Estadual de Erechim conta com um 84 apenados que trabalham com a fabricação de luvas e equipamentos de proteção individual
Foto de Divulgação Susepe

Na última segunda-feira (14), o Presídio Estadual de Erechim recebeu uma visita técnica do Secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, que foi verificar o trabalho prisional realizado na unidade.

 

O estabelecimento prisional conta, hoje, com um total de 450 apenados, sendo que 84 realizam atividades laborais. A partir do firmamento de protocolos de ação conjunta, os detentos trabalham com a fabricação de luvas e equipamentos de proteção individual para cinco empresas locais.

 

Na ocasião, Hauschild pôde visualizar de perto algumas das produções feitas pelos detentos, manifestando a sua satisfação com o trabalho realizado. “É uma demonstração de que é possível desenvolver produtos de qualidade com o uso de mão de obra prisional, beneficiando as empresas e, principalmente, propiciando o aprendizado aos detentos, que dão um grande passo em direção a sua reinserção social”, destacou.

 

Para o delegado da 4ª Região, Kleber Augusto Medeiros, a visita do secretário é uma demonstração do comprometimento com as demandas regionais. “A presença dele só fortalece o nosso trabalho e a nossa busca por eficiência nos serviços de execução penal”, resumiu.

 

Já na manhã da última terça-feira (15), foi a vez de a Penitenciária Estadual de Santa Maria receber o secretário. Estiveram presentes acompanhando a visita o prefeito do Município, Jorge Pozzobom, o delegado da 2ª Região, Anderson Prochnow, e representantes do Grupo de Intervenção Rápida da 2ª Região (GIR-2).

 

Durante a agenda, também foi realizada a entrega de uma viatura semiblindada para o GIR. O veículo faz parte da remessa de 13 viaturas semiblindadas entregues pelo Governo do Estado em janeiro deste ano. “É a valorização de um serviço que já está sendo realizado aqui na região. Ficamos extremamente felizes com esse investimento”, salientou o delegado Prochnow.

 

Para o prefeito de Santa Maria, a entrega da viatura é um exemplo de que o Estado está atuando dentro de pautas importantes. “Nós ficamos muito felizes com isso. O GIR tem um papel fundamental na linha de frente, nos ajudando e nos fortalecendo”, declarou. 

 

Pozzobom afirmou, ainda, que a presença do secretário na unidade é fundamental para que ele possa ver a qualidade do trabalho prisional realizado, que engloba desde uma oficina de costura até uma padaria. “Eu tenho orgulho do sistema prisional de Santa Maria”, complementou. 

 


 

Na quarta-feira (16), o secretário Hauschild e o superintendente José Giovani de Souza participaram de uma reunião com a delegada da 8ª região penitenciária, Samantha Longo, e com a juíza da Vara de Execuções Criminais de Rio Pardo, Magali Wickert, no Presídio Estadual de Rio Pardo. Desativada desde junho de 2019, a unidade passou por reformas com recursos administrativos da Susepe e do Poder Judiciário.

 

Durante o período de revitalização, a 8ª Delegacia Penitenciária Regional desenvolveu um projeto para transformar o estabelecimento em uma unidade referência de recolhimento feminino para todo o Vale do Rio Pardo. Com a reabertura do presídio, que ocorrerá nos próximos meses, haverá a possibilidade de terminar com os aprisionamentos mistos da região.

 

No período da tarde, Hauschild realizou uma visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, para conhecer as oficinas de trabalho internas, que contam com dois convênios com empresas, e verificar as melhorias estruturais realizadas no local. As revitalizações visam proporcionar um recolhimento mais humanizado para os apenados e promover boas condições de trabalho para os servidores.

 

Após a visita, foi realizada a entrega de uma viatura semiblindada ao GIR-8, com a presença de todos os diretores da região e do diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe, Vagner Cogo. 

 

Para finalizar a agenda no interior, o secretário assinou um termo de cooperação para uso de mão de obra prisional com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O projeto envolve apenados dos regimes aberto e semiaberto do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS) e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 8ª Região, os quais desenvolverão atividades como serviços gerais, carpintaria, construção civil, limpeza e ajardinamento em praças, parques, vias e prédios públicos do Município.


 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários